O nosso leitor faz a seguinte colocação:

A bíblia não delimita até que idade é considerado criança, mas diz somente que é até ela ter compreensão da diferença da mão esquerda e da direita. Então obviamente uma pessoa de 10, 12, 14 já tem compreensão completa. Desse jeito, segundo a Bíblia, quem tem essa idade não é mais criança. Assim, uma relação sexual de maiores de idade com pessoas destas idades é crime pela lei dos homens, mas não é pecado pela Bíblia. Ou seja: temos um crime que não é pecado. Obrigado!

Confesso que o raciocínio do nosso leitor é bastante estranho, assim como é indecifrável a sua expectativa em relação à nossa resposta. De qualquer forma, penso que o diálogo é sempre uma oportunidade para crescimento e não vamos perder essa chance.

Conhecemos bem as palavras de Jesus em relação às crianças, especialmente Mateus 18, onde diz que é preciso se tornar como as crianças para entrar no Reino dos Céus. Ou ainda Marcos 10, onde encontramos Cristo dizendo:

"Deixai as crianças virem a mim. Não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus".

Entrando no mérito da sua argumentação, precisamos dizer que ela é parcial. De fato, você menciona um texto que aparece em Jonas 4,11:

Nínive tem mais de cento e vinte mil seres humanos que não sabem nem discernir entre a mão direita e a esquerda, tampouco entre o bem e o mal, além de muitos animais inocentes.

Nesse texto resulta evidente que "ser criança" não consiste somente em "discernir entre a mão direita e a esquerda", mas também em saber "discernir entre o bem e o mal". Aliás, sobretudo esse último aspecto é a característica da criança do ponto de vista bíblico, que é lembrado em Deuteronômio 1,49, quando Moisés diz a seus seguidores que quem entrará na Terra Prometida serão os seus filhos e não quem saiu do Egito:

filhos que ainda não sabem discernir entre o bem e o mal.

Essa mesma característica da criança é citada por Isaías 7,15:

Ele se alimentará de coalhada e de mel até chegar à idade que saiba rejeitar o erro e escolher fazer o que é certo.

 

Sobre a idade das pessoas

Acredito que não seja a Bíblia que deva dizer em que idade uma pessoa deixa de ser criança e se torna adulto. É uma questão psicológica e também antropológica. De fato há meninos e meninas que já nos primórdios da sua existência, por causa de condições particulares, têm atitudes típicas de pessoas adultas, enquanto que, ao mesmo tempo, pessoas já com bastante anos se comportam como se fossem crianças.

Além disso, a nossa sociedade também condiciona o desenvolvimento humano. No tempo de Cristo era bastante normal uma menina de 12 anos ser dada em casamento; hoje isso é inconcebível.

De qualquer forma, o que temos que reter é a recomendação de Jesus, em Mateus 18,6:

"Quem escandalizar um desses pequeninos que acreditam em mim, melhor seria para ele pendurar uma pedra de moinho no pescoço, e ser jogado no fundo do mar".

É um escândalo aproveitar da inocência de uma criança e usá-la para o próprio prazer.