Siquém aparece inúmeras vezes na Bíblia. Foi rota de passagem de Patriarcas, foi ponto de reunião das tribos, foi lugar de cisma entre os judeus (Jeroboão é coroado rei), separação dos Reinos do norte e do Sul. Mas esse é apenas um episódio. Podemos lembrar outros:

 

Abraão

Quando YHWH diz para Abrão “Sai da tua terra” (Gn 12, 1), com todas as promessas à casa dele, é em Siquém que Abrão ergue um altar e ali ouve de YAWH: “é à tua posteridade que eu darei esta terra” (12, 6-7).

 

Jacó

Jacó também fez uma viagem e, no caminho, já próximo a Siquém, tendo lutado “contra” Deus, recebeu o nome de Israel. Chegando a Siquém, Jacó adquiriu seus direitos (Gn 33, 18-20). E em Siquém ergueu um altar para El, Deus de Israel.

José do Egito Outro episódio bíblico que chama a atenção para a importância de Siquém para o povo israelita, é que foi nesta localidade que os ossos de José foram depositados. Acompanhemos o relato conforme Js 24, 32: “Os ossos de José, que os filhos de Israel trouxeram do Egito, foram sepultados em Siquém, na parte do campo que Jacó havia comprado dos filhos de Hemor, pai de Siquém, por cem peças de prata e que veio a ser propriedade dos filhos de José.”

 

Josué

Foi em Siquém que Josué, já idoso, reuniu os israelitas para orientar que seguissem a Deus sobre todas as coisas (Js 24). Foi a grande assembleia de Siquém. A Bíblia de Jerusalém, ao comentar o Gn 24, 1, nota de roda-pé, diz que Siquém era, pela sua posição central, um lugar favorável à reunião das tribos. Foi nesta cidade que Josué ensinou os israelitas a manterem entre si suas tradições, para que sua cultura não morresse.

 

Jesus

É na região de Siquém que, segundo João, acontece o encontro entre o mestre e a samaritana (Jo 4, 1-28).