Olá Zairi Vargas de Porto Alegre - Rs!

A resposta de sua pergunta vem da leitura do livro do Êxodo e dos Números. Certamente, em forma diluída já conheces uma resposta. Para adiantar sua curiosidade do modo de vida dos hebreus no Egito, saliento alguns textos sagrados:

 

A opressão dos hebreus

Na narrativa da opressão que passa a existir com a comunidade hebreia, podemos destacar seu modo de vida.

Vejamos o texto do livro do Êxodo em 1,8-15:

“Levantou-se sobre o Egito um novo rei, que não conhecia José. Ele disse a sua gente: Eis que o povo dos filhos de Israel tornou-se mais numeroso e mais poderoso do que nós. Vinde tomemos sabias medidas para impedir que ele cresça.

Os hebreus passaram a ter trabalhos forçados na construção de cidades armazéns de Pitom e de Ramsés... a vida dos hebreus tornou-se dura na fabricação de tijolos, vários trabalhos nos campos e toda a espécie de trabalhos aos quais os obrigavam.” (Êxodo 1,8-15) Bíblia de Jerusalém.

Nesta narrativa do livro do Exodo, percebemos que o povo hebreu tornou-se escravo. Passou a trabalhar na construção de obras faraônicas, para armazenarem a produção que devido as águas do Rio Nilo, eram superabundantes.

Passaram a trabalhar nos campos, em forma escravo, na produção dos alimentos para o Egito.

Mais ainda tinham que fazer toda espécie de trabalhos.

Por esta narrativa temos noção real do trabalho diário dos hebreus; Nas construção de obras e silos, na produção de alimentos, trigo etc.. e criação do gado.

 

Os hebreus reclamam no deserto da falta do peixe, cebola, alhos etc., que tinham no Egito

Uma bela descrição encontramos no livro dos números11,5 vejamos:

Os próprios filhos de Israel começaram a chorar e a dizer: quem nos dará carne para comer? Lembramo-nos do peixe que comíamos de graça no Egito, dos pepinos, dos melões, das verduras, das cebolas e dos alhos! Agora estamos definhando privados de tudo, nosso olhos nada veem senão este maná.” (Números 11,4) Bíblia de Jerusalém