Não é uma resposta fácil, pois faltam informações que confirmem toda eventual hipótese. Seria bastante óbvio dizer que a partir do momento que eles 'conquistam' a Terra Prometida, entrando com Josué em Jericó, os hebreus começam a se estabelecer nas cidades e levar uma vida sedentária, oposto àquela nômade da peregrinação de 40 anos pelo deserto, depois do Êxodo do Egito, da passagem do Mar Vermelho. Isso teria acontecido por volta do ano 1.200 antes de Cristo.

É provável que os patriarcas, começando por Abraão, fossem tribos nômades, que chegaram em Israel e ali se estabeleceram. O fato da Bíblia mostrar que Abraão compra propriedades de terra já é um indício de sedentariedade. Mas isso não significa que morassem em casas. Provavelmente a tenda, aquela típica dos beduínos no deserto, era a "casa" deles.

Depois, no Egito, provavelmente os hebreus seguiram os costumes locais e moravam em casas. Fugindo do Egito, no deserto, não podem ter morado em casas, mas em tendas. E isso pode ter continuado, principalmente para alguns, os mais podres, também depois da conquista da Terra Prometida.

Eu sublinharia mais o aspecto da vida sedentária, ao invés de falar de "casa". Afinal, para um beduíndo, a tenda é uma "casa". Até hoje, nas zonas áridas do Médio Oriente, é comum ver beduínos morando em tendas. Não significa que não podem ter casas, mas que preferem este estilo de habitação. Portanto, morar em casas de alvenaria (pedras, etc) não necessariamente tem a ver com um processo de desenvolvimento econômico, mas com uma questão de costume típico de uma zona.