Olá Ester Liberato de Sào Luis MA !

Entendendo a expressão “Dia do Senhor” ou “Dia de Iahweh”.

A resposta à sua pergunta tudo tem a ver com a compreensão do termo “Dia do Senhor” ou “Dia de Iahweh”. Esta expressão é muito conhecida e encontramos diversas vezes nas leituras Bíblicas. Em forma reduzida podemos dizer que o “Dia Iahweh” anuncia que Deus vence todos os seus inimigos e mais ainda sobre estes ele executa um juízo implacável. Também encontramos esta expressão nos Evangelhos e a compreensão desta seria a mesma a aquela do Antigo Testamento “Dia do Senhor” ligada ao final dos tempos em que Deus se manifestará com toda sua glória e poder. Nos evangelhos a ideia do “Dia do Senhor” continua presente, alertando para a chegada inesperada do Senhor Deus. Alerta o anuncio do Evangelho a vigilância ao estar preparado para a chegada do Senhor. O momento desta preparação é o momento presente, e agora que devemos estar atentos e vigilantes, desta maneira estaremos preparados para a consumação Final.

O “dia do Senhor na profecia de Joel!

O texto de Joel 2,1 assim se apresenta:

“Tocai a trombeta em Sião, daí alarme em minha montanha Santa! Tremam todos os habitantes do país, porque está chegando o dia de Iahweh.” (Joel 2,1) Bíblia de Jerusalém.

O versículo 2 inicia com o toque da trombeta: é um sinal do perigo estar as portas, chegando. No Antigo Testamento os hebreus entendiam que o toque da trombeta ou do corno de carneiro estavam anunciando castigo para Israel. Deus estava chegando para vingar-se das omissões e esquecimento do seu povo a. O dia da ira divina está chegando.

Outro significado para trombeta ou corno em forma de trombeta: O soar grave e potente anunciavam e convocavam o povo para as assembleias religiosas. Nesta grande reunião do povo Iahweh anunciará o que está para chegar.

No versículo 2 já Em seguida chega o flagelo divino, com a nuvem de gafanhotos que escureceram os céus e devoraram toda a vegetação.