Olá Thiago E. F. Silva de  São Luís - Ma!

Origem dos samaritanos.

Os assírios conquistam a Samaria, e deportaram grande parte da população hebraica e foram substituídos pelos colonos vindos da Assíria, que segundo os estudiosos vieram de Cuta. Portanto pagãos. Esta era uma estratégia de guerra em que os vencedores após a conquista deportavam as populações conquistas e acreditavam que a vinda de outras populações faria com que a reorganização do lugar demorasse anos. Nascia assim uma população mista os samaritanos composta de colonos vindos da Assíria que não eram monoteístas e considerados pagãos e pelos judeus remanescentes.

A organização dos samaritanos no território da Samaria.

Aos poucos estas populações foram se aculturando com o judaísmo e recriando a prática religiosa judaica. Passaram a aceitar do judaísmo o Pentateuco e não reconheciam o Templo de Jerusalém. Assim ergueram um templo próprio no Monte Garezim onde é hoje a cidade Palestina de Nablus. Portanto se tornaram monoteístas e passam aceitar a lei mosaica a seu modo.

Os samaritanos na época de Jesus.

Vem do tempo de Neemias a rejeição aos samaritanos. Esta rejeição se tornou extrema chegando ao ponto de os Judeus não atravessaram seu território, nem falar com eles ou negociar, nem pensarem casamento misto.

Jesus encontrou esta situação, mas nos deixou uma aproximação com os samaritanos. Jesus circulou no território dos samaritanos anunciando a boa nova, aconteceu o encontro com os 10 leprosos, o encontro com a Samaritana no poço de Jacó, conhecemos a parábola do Bom samaritano.

O início da evangelização aconteceu na Judeia e Samaria para onde se dirigiu o apóstolo Felipe.

Concluindo:

Olhando a exposição acima vemos que os samaritanos na origem eram pagãos, mas que em contato com os hebreus que remanesceram na Samaria absorveram a religião hebraica com ressalvas. A Questão do Templo e da Tora.