Olá Guaracy de Souza de Alagoinhas - BA

Na verdade, sua pergunta se multiplicou por três e a primeira, sobre os apóstolos, é necessário uma boa pesquisa. Das três perguntas poderás encontrar em respostas que já foram colocadas no site e que para responder agora sua pergunta andei rastreando.

 

 Os Apóstolos

Respondendo a primeira pergunta com respeito aos apóstolos de Jesus. O Novo Testamento não se preocupa em narrar com precisão para onde estes 12 discípulos foram anunciar o evangelho, e que tipo de dificuldades o conduziram ao martírio. Buscamos nos evangelhos apócrifos e na tradição informações. Sabemos que a maioria dos apóstolos foram martirizados. Segue abaixo a lista dos 12 apóstolos, com as regiões que foram pregar o evangelho e o tipo de martírio encontraram.

A Bíblia não conta como morreu cada um dos apóstolos. Os dados que temos não são certos e se baseiam em tradições ou nos escritos apócrifos. Abaixo dou a lista dos apóstolos com as respectivas tradições inerentes às suas mortes.

Pedro: Foi anunciar o evangelho na sede do Império Romano, Roma. Ali foi preso e sofreu o martírio morrendo na cruz.

André: Seu campo de evangelização foi a Escócia e a tradição do martírio desse apóstolo está ligada à ‘cruz de santo André’, em forma de x, presente na bandeira da Escócia.Tiago: o irmão de João, seu campo de evangelização foi Jerusalém onde foi martirizado em Jerusalém (conforme Atos 12,1-2), por causa da perseguição de Herodes Agripa, por volta do 40 d.C. Na Espanha é conhecido como Santiago e uma tradição diz que ele, depois da ressurreição, foi anunciar o Evangelho naquele país. Na Espanha está o seu túmulo.

João: Foi evangelizar em Éfeso e ali morreu com cerca de 100 anos. Foi preso, em Éfeso, a pedido de Domiciano, em 89, e levado até Roma onde é condenado à morte. Vindo morrer em Éfeso, seu tumulo ali está na Igreja de Éfeso.

Filipe: Foi evangelizar a Samaria e Cesárea. Dizem que morreu em Hierapolis, também crucificado.

Bartolomeu: A tradição diz que foi um grande missionário e que teria chegado até na Índia. Quanto à sua morte, conta-se que foi martirizado, tendo sido tirada a sua pele, provavelmente na Síria.

Tomás: Ele teria evangelizado na Síria e na Pérsia, mas sobretudo em Índia, onde foi teria sido martirizado. É conhecido como o incrédulo.

Mateus: O cobrador de impostos e escritor de um evangelho teria evangelizado a Etiópia e o seu túmulo se encontra em Salerno, na Itália.

Tiago Menor: É Pouco sabemos de seu trabalho de evangelizador e quase nada da sua morte, mas pode ter sido martirizado em 62 dC.

Judas Tadeu: Nada se sabe do lugar onde foi evangelizar, talvez na Mesopotâmia com Simão. Teria morrido mártir no ano 70.

Simão: Foi evangelizar a Mesopotâmia. E morreu junto com Judas Tadeu, na Mesopotâmia. É o apóstolo associado ao movimento dos revoltosos dos Zelotes.

Judas Iscariotes: Mateus conta que, depois da morte de Cristo, ele se enforcou (Mateus 27,3-5). Atos dos Apóstolos conta que foi substituído por Matias.

 

Sobre Maria, mãe de Jesus

Depois que Maria ficou viúva ela morou com o filho Jesus, e acompanhava os apóstolos. O evangelho de João narra o acontecido na morte de Jesus na Cruz, vejamos:

25Perto da cruz de jesus, permaneciam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas e Maria Madalena. 26Jesus, então, vendo a sua Mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava , disse a sua Mãe: “Mulher, eis o teu filho”. (João 19,25-26

Portanto Jesus delega sua Mãe aos cuidados de João.

 

Quando Jesus subiu aos céus?

Segunda a tradição Jesus subiu aos céus do topo do Monte das Oliveiras (Jerusalém). Existindo nos dias atuais um pequena Capela que se tornou propriedade dos muçulmanos, onde os cristão tem permissão de na comemoração da Festa da Ascenção celebrarem orações no local.

O livro “o Evangelho de Jesus”, que procura trazer uma linha do tempo com as datas dos fatos e acontecimentos de Jesus, registra que no Mês de maio, um domingo do ano 30 d.C. Jesus subiu aos céus.

 

Consulta:

ACQUISTAPACE, PAOLO, e outros, O evangelho de Jesus, Co-edição Paulinas e Ist. S. Gaetano, Caxias do Sul, Milano, 1970.