Existe muitas questões que influenciam na organização de uma viagem para Israel. Primeiro de tudo, é preciso decidir se vai viajar por conta própria ou participar de uma viagem organizada por uma agência que oferece um pacote turístico ou de peregrinação.

 

Viagem em grupo

Nesse caso, não há muita coisa a fazer, exceto verificar a disponibilidade financeira e a época que deseja ir. Existem muitas agências que promovem essas viagens. Veja esse exemplo. Uma viagem de cerca de 10 dias pode custar cerca de 4 mil dólares (aproximadamente 16.000 reais). Outra possibilidade de viajar em grupo, com tudo organizado é participar de uma viagem organizada por um dos comissários da Terra Santa. Eles são freis franciscanos e levam peregrinos para a Terra Santa. Estão ligados com os franciscanos da Custódia da Terra Santa, que cuidam da maioria dos santuários dos lugares bíblicos. No Brasil existem 6 comissários (veja aqui).

No ano passado tive oportunidade de visitar a Terra Santa conduzindo um grupo da nossa paróquia. Essas viagens em grupos são ótimas se você quiser ter uma visão geral da terra bíblica. Normalmente o peregrino é acompanhado por ótima guia e com boa assistência espiritual. A desvantagem é que você tem que “correr” com o grupo. Não dá para parar e fazer o seu próprio programa; se ficar para trás todo o grupo lhe vai criticar.

É uma ótima escolha se você tem boa disponibilidade econômica e não quer ter nenhuma preocupação. Tudo é organizado e funciona bem e quem se encarrega de tudo é a agência de viagem.

 

Viagem em próprio

A vantagem desse estilo de viagem é a chance de organizar o próprio programa, ver o que mais interessa e, eventualmente, gastar um pouco menos. O ponto crítico é a necessidade de pensar em tudo, coisa possível só se você é acostumado a viajar por conta própria.

Nesse caso, a primeira coisa a considerar é o ponto de partida de uma viagem para Israel e Palestina. Isto é, de onde você está saindo conta muito, pois a passagem aérea é um dos fatores que mais pesa no bolso; partir do Brasil não é igual a viajar saindo de Portugal ou da África.

Embora exista um voo direto para Israel, saindo de São Paulo, com a Latam, a maioria dos peregrinos brasileiros passa pela Europa. Da Europa (Itália), o custo médio de uma passagem é de cerca 400 Euros (cerca de 1.800 reais). Do Brasil para a Europa você precisará de cerca de 3.000 reais. Portanto, saindo do Brasil, para ir e voltar a Israel, de passagem aérea, pense em gastar cerca de 5 mil reais. É claro que esse preço pode variar, dependendo do período que se escolhe.