Assim lemos em João 14,1-3:

"Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem também em mim. Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês. E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês também".

A palavra original usada para "moradas", em grego, é "moné" e aparece somente duas vezes no Novo Testamento. Além dessa passagem, também em outra frase de Jesus, nesse mesmo capítulo de João (João 14,23):

Se alguém me ama, guarda a minha palavra, e meu Pai o amará. Eu e meu Pai viremos e faremos nele a nossa morada.

O sentido primário é sem dúvida um lugar onde se habita, uma casa, um lar. E a mensagem é bastante clara, pois Cristo está falando que é a estrada que conduz a essa "casa". Nós somos chamados para estar com Deus, "morando" com ele. Essa é a nossa vocação. E Deus diz que todos somos chamados a isso: há muitos lugares, lugares para todos. Para chegar lá basta que trilhamos o caminho que ele indica.

 

Morada no Céu?

Como você pode ver acima, a mensagem imediata da passagem é a "morada" com Deus, mesmo aqui e agora. Todavia isso não exclue outro aspecto, aquele da vida eterna. Os textos bíblicos podem ter diferentes dimensões e elas se completam. Portanto, eles têm uma mensagem pontual, para o momento, mas nos deixam também pensar em um significado superior, mais profundo, que pode mudar em cada leitor.

Em outras palavras, é possível ler nessa passagem também uma interpração inerente à vida eterna.

Lemos em 2Coríntios 5,1:

Nós sabemos: quando a nossa morada terrestre, a nossa tenda, for desfeita, receberemos de Deus uma habitação no céu, uma casa eterna não construída por mãos humanas.

Mesmo sendo usado um termo diferente nessa passagem (oikia, em grego), temos uma clara menção à nossa morada eterna, para onde iremos no final dos tempos, quando alcançaremos nossa meta, nosso fim, nossa finalidade...

Essa interpretação, todavia, não nos autoriza a pensar que Jesus em João está falando de números limitados ou ilimitados de lugares junto a Deus. Fala que há "muitas" moradas. Isso significa que há lugar para todos, pois todos são chamados e repousam somente quando encontrar nEle a casa, o próprio lar.