Olá Carlos Pedro de São Paulo - SP!

Comecemos a resposta lendo o versículo de Mateus 7,6 que assim se apresenta:

Não deis aos cães o que é santo, nem atireis as vossas pérolas aos porcos para que não as pisem e, voltando-se contra vós, avos estraçalhem”. (Mateus 7,6) Bíblia de Jerusalém.

Para uma melhor compreensão seria bom ler o início do capítulo 7, que contém advertências que são como o fechamento do que Jesus anteriormente expôs.

O versículo 6, “não lances aos cães coisas santas”, toca uma prescrição da lei judaica que afirma: “Nenhum estranho comerá (as carnes do sacrifício”, pois são santas. (Conforme Exodo 29,33).

Na verdade o versículo 6 é uma sentença de Jesus fora do contexto e alerta a seus discípulos a terem prudência no anuncio do evangelho. Já temos conhecimento que identificamos os cães com os pagãos, e os porcos com os maus cristãos. E estes não admitiriam ouvir a sã doutrina.

Outros estudiosos afirmam que o texto não identifica que tipo de pessoas se trata: seriam os judeus hostis, que não aceitavam Jesus? Ou os pagãos.

Complementando: No texto coisas sagradas e pérolas tem referência a doutrina de Jesus. Os cães e porcos que se refere ao texto não entenderiam a doutrina de Jesus e poderiam manipular as verdades divinas e usá-las a seu interesse.