Juízes é o sétimo livro da Bíblia e, em síntese, poderíamos dizer que conta a instalação dos hebreus em Canaã, na Terra Prometida, depois de terem passado 40 anos pelo deserto, sob a guia de Moisés, e terem entrado, sob a liderança de Josué, na terra que o Senhor lhes havia prometido.

Esse livro conta brevemente a história de 12 juízes. A tradição os divide em dois grupos, juízes maiores (Otoniel, Aod, Débora, Gedeão, Jefté, Sansão e Samuel) e juízes menores (Samgar, Tola, Jair, Abesã, Elom e Abdon). É fácil ler a história deles e em pouco tempo você conseguirá conhecê-los, pois são apenas 21 capítulos (sobre Samuel, veja 1Samuel).

 

Gedeão

Como você pode notar, Gedeão (também chamado de Jerobaal - veja Juízes 7,1) está inserido no grupo dos Juízes Maiores e a sua história é contada nos capítulos 6 a 8. Esse texto começa contando a sua vocação. Deus o chama no momento em que os hebreus eram oprimidos pelos madianitas. Quando o povo entrou na terra prometida, teve que conquistá-la. Isso significava primeiro de tudo uma conquista territorial, feita através de batalhas, mas também uma conquista cultural. De fato na região imperava o culto a diferentes deuses, principalmente Baal, ao qual prestava culto também o pai de Gedeão (veja 6,25). Gedeão deve destruir esse culto e instaurar o culto ao Senhor.

Em relação às batalhas do Juiz contra os madianitas, a história de Gedeão mostra a necessidade de completa confiança em Deus. É nesse contexto que se insere o famoso episódio da redução do seu exército: de 32 mil homens, ficaram apenas 300 (Juízes 7) e com eles o juiz combateu o inimigo e, sob a guia de YHWH, o derrotou.

Depois de todo o sucesso, o povo queria fazer de Gedeão, ou um dos seus descendentes, o seu rei, mas para o juiz, o soberano de Israel era o Senhor (8,23):

Não serei eu vosso soberano, nem tampouco meu filho, porque é Iahweh quem será vosso soberano.

Tendo afastado a ameaça dos madianitas graças à liderança de Gedeão, Israel viveu tranquilo durante 40 anos. E Gedeão morreu de "velhice feliz" (8,32).