Olá Jessica de Mari - PB!

Está expressão para “o seio de Abraão”, sempre nos intriga quando encontramos nos livros sagrados, parece que ela foge da nossa compreensão, ou é colocada no texto para nos criar dúvidas. Mas baseado no que acreditamos e no conjunto dos livros bíblicos, que falam a respeito do que acontecerá depois de nossa morte corporal, não é assim tão difícil de compreensão.

 

No Antigo Testamento como era entendida a expressão “no seio de Abraão”

Esta é uma expressão judaica de uso comum, que expressa a locução bíblica “reunir-se a seus pais”, aos patriarcas que já os precederam, fala da aproximação do patriarca Abraão no banquete messiânico a ser preparado.

 

No Novo Testamento “como era entendida a expressão “no seio de Abraão”

Lendo o texto bíblico poderemos compreender melhor a expressão “no seio de Abraão”. Na narrativa de Lucas 16,22-23 “o mau rico e o pobre Lázaro”, encontramos:

“Aconteceu que o pobre morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão. Morreu também o rico, e foi sepultado. No inferno em meio aos tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.” Bíblia de Jerusalém.

Assim entendemos que “o Seio de Abraão” é o lugar para onde se reúnem as almas dos justos, considerados salvos, porque levaram uma vida segundo os ensinamentos de Deus para aguardarem a volta de Cristo. No final dos tempos, os vivos receberão corpos transformados e os mortos em Cristo (os que estão no seio de Abraão) receberão corpos incorruptíveis.

Portanto, o Seio de Abraão é igual ao regaço do Pai: um lugar de repouso celestial, e um local de descanso das lidas desta vida (Isaías 40,10-11).

 

Depois da morte, para onde iremos, ao seio de Abraão ou diretamente aos céus?

Ao morrer o temente a Deus se dirigirá ao “Seio de Abraão”, que é uma espécie de ante-sala do Céu, para aguardar o desfecho final, a volta de Cristo para o julgamento final.