Olá Lício Henrique de Souza do Rio de Janeiro!

Perguntas por uma compreensão de Provérbios 9,11. Este versículo assim se apresenta:

“Por mim prolongarás os teus dias, e ajuntar-se-ão anos a tua vida” - Bíblia de Jerusalém.

Sem dúvida o melhor para ter a compreensão deste versículo é ter um olhar de com junto no capítulo 9 em seu todo. É um convite para buscar a sabedoria e evitar o que o insolente faz. Se omite da Sabedoria.

 

O que este versículo nos propõe

Comecemos com a pergunta, afinal por quanto tempo quereres viver nesta terra.

O escritor mostra com clareza que a Sabedoria oferece extensão de vida grátis, quando afirma: “Por mim prolongarás os teus dias,” Abraçando a sabedoria e obedecendo a sabedoria, os dias e anos da existência sobre a terra serão estendidos.

No caso de opção contrária a sabedoria buscando ser insolente rejeitando a sabedoria, estará caminhando para a morte ela virá de imediato (conf. Provérbios 8,36).

O Rei Salomão descreve com persuasão a personificação da sabedoria (conf. Provérbios 9,12), Sua descrição começa em Provérbios 8,1, seria bom fazer a leitura desta parte. (Conf. Provérbios 8,1)

Salomão usa estilo elegante para apresentar os benefícios da sabedoria, incluindo a promessa de uma longa vida. A pergunta é está: Você está interessado?

O caminho daqueles que amam a sabedoria precisa ser trilhado conforme os desígnios divinos:

Evitar viver semelhantemente aos insolentes e a vida dos pecadores estes passam a ter seus dias contados e reduzidos; evitar a pratica da injustiça que vinga as ofensas e crimes; evitar acidentes que ceifam os tolos; evitar doenças associadas com certos praticas abusivas; evitar o juízo soberano de Deus sobre a vida, o qual julga cada ser humano.