Olá Johnatha Krystian de Além Paraíba - MG!

Para uma resposta curta, podemos dizer o que João anuncia em Apocalipse 21,1:

“Vi então um céu novo e uma nova terra – pois o primeiro céu e a primeira terra se foram e o mar já não mais existe” (Apocalipse, 21,1 - Bíblia de Jerusalém).

Será aqui na terra onde vivemos e com esperança vislumbramos no futuro este “novo céu e nova terra.

 

Entendendo melhor:

O futuro anunciado está no final da caminhada do povo de Deus surge como uma nova criação segundo os desígnios divinos. Esta nova criação já é anunciada na luta do povo perseguido, e que permaneceu fiel a Deus. O rosto divino que o povo procurava nesta caminhada começa agora brilhar com toda luminosidade. O véu que escondia esta realidade é tirado, e um rosto pode se contemplar. João com suas palavras quer mostrar ao povo que este olhar e contemplar o rosto divino, alimenta no povo novamente a esperança, a fé e o amor. Deus está com ele. O povo se renovará não será destruído “o novo céu e a nova terra” tem seu início junto ao povo fiel a Deus.

 

Como será este futuro que Deus preparou para seu povo vivendo aqui na terra.

O apóstolo João tem consciência que o futuro ninguém sabe, e se pergunta como falar ao povo do futuro que Deus promete. João busca na própria caminhada do povo os sinais que Deus está preparando um futuro promissor para seu povo. Estes são alguns sinais que ajudam projetar a compreensão de como será o futuro nesta terra.

- Surgirá uma nova criação. Nesta nova criação a luz vence as trevas existente no mundo.

-Surgirá um novo paraíso terrestre.

- Surgirá uma nova aliança oferecida por Deus a este povo.

- Surgirá uma nova organização das 12 tribos.

- Surgirá uma nova cidade santa a Jerusalém.

- Surgirá um povo renovado.

- e Deus fará morada no meio do seu povo, caminhará com ele e o protegerá.