Olá Valteir de Divinópolis - MG!

Iniciemos a resposta de sua pergunta lendo estes dois versículos da carta de Paulo aos Hebreus 13,17-19:

“17Obedecei aos vossos dirigentes, e sede-lhes dóceis, porque velam pessoalmente sobre as vossas almas, e disso prestarão contas. Assim poderão fazê-lo com alegria e não gemendo, o que não vos seria vantajoso. 18Orai por nós. Porque estamos convictos de possuir uma consciência boa, com a vontade de nos comportar bem em toda ocasião. 19Fazei-o com insistência, para que eu vos seja restituído o mais breve possível.” (Hebreus 13,17-19) Bíblia de Jerusalém.

Penso que o melhor para responder esta pergunta seria ler os versículos e entender toda a verdade que o Apóstolo Paulo quer mostrar.

Querer dar uma acentuação na legitimação da autoridade do Pastor, não é dizer toda a verdade.

Contexto histórico:

O apóstolo Paulo está preso em Roma, pensa em retornar a Jerusalém, por isto que no versículo 18 Paulo insiste orai por nós” e mais adiante ele diz” para que eu vos seja restituído o mais breve possível”. Tem autores que interpretam como que a parte final da carta seria do próprio punho de Paulo tendo a linguagem próxima a fala dele.

Comentando os versículos.

Primeiro ponto:

Já disse: querer acentuar para comunidade que ela legitime a autoridade do Pastor é entender parte do conteúdo do texto final da carta aos Hebreus.

Correto que no início fala da importância em legitimar os superiores atuais, porque eles têm a importante missão de prestar contas a Deus de seus fiéis, assim que governam pensando no bem espiritual da comunidade. Afim de que a missão dos superiores não seja uma missão pesada e seja realizada com alegria e não gemendo é correto que os superiores sejam ouvidos.

Segundo ponto:

Se pode dizer que a Epístola não é dirigida ao bispo ou sacerdotes de Jerusalém, mas aos simples fiéis para que obedeçam aos que os dirigem. Recomenda para que não resistam a autoridade no cumprimento de sua tarefa.

Terceiro ponto:

Se encontra no versículo 18 em que aparecem o próprio apóstolo Paulo que pede que reze por ele, par que o quanto antes deixe a prisão em Roma e retorne a Jerusalém.

Sabemos que o texto foi assim escrito por que Paulo não era bem visto pela comunidade de Jerusalém, e nem na Palestina, permaneciam ainda resquícios de um Paulo fariseu, perseguidor dos cristãos, alguém que pregava a ab-rogação da lei em favor a prática de Jesus.

Paulo embora preso na Palestina, julgado em Roma, na prisão alimentava o desejo de retornar ao oriente, pedindo aos cristãos oração insistente.

Concluo: Penso que a melhor obediência aos pastores, é o que o texto de Hebreus sugere e Paulo pede com insistência, reze para que os pastores em suas decisões ajam corretamente no acompanhar seu grupo de fiéis. De seu trabalho terão que dar contas a Deus. O apóstolo Paulo afirma “1Orai por nós. Porque estamos convictos de possuir uma consciência boa, com a vontade de nos comportar bem em toda ocasião.”