A venda da Bíblia é algo muito recente, começando com a invenção da imprensa, realizada por João Gutenberg, na Alemanha.  O primeiro livro impresso por Gutenberg foi a Bíblia, em 1455. Foi só a partir desse momento que foi possível começar a vender bíblias. Até esse momento existiam manuscritos, cópias dos textos, que eram singulares e muito valiosas. Normalmente eram feitas por comissão e destinadas a pessoas especiais ou ao uso pelos conventos, mosteiros ou nas igrejas. Até esse período, povo não tinha cópias de bíblias em suas casas. E mesmo depios da invensão da imprensa, não foi algo automático, pois a produção era cara e nem todo mundo podeia comprar as cópias que eram poroduzidas.

 

A Bíblia de Gutenberg

Como disse acima, a primeira Bíblia, imprimida com o sistema moderno de imprensa, ficou pronta em 1455. Foi um projeto que Gutenberg pode realizar com o financiamento de Johann Fust, que emprestou dinheiro e assim Gutenberg pode contratar cerca de 20 operários e comprar o material necessário para a impressão.

A Bíblia produzida era composta por páginas com 42 linhas e tinha carácteres góticos. Foi produzida a versão latina, a Vulgata. Foram feitas 180 volumes e o tempo necessário para essa produção foi de 3 anos. Foi colocada a venda em Franckfurt.

 

Bíblia best-seller

A bíblia não tem concorrente nas vendas. Estima-se que foram vendidas mais de 4 bilhões de cópias. O segundo livro mais vendido está muito atrás, com 820 milhões de cópias (Livro Vermelho de Mao Zedong).

Nesse link você encontra detalhes sobre os livros mais vendidos.