Aqui transcrevo a pergunta completa:

Gostaria de saber sobre essas mulheres citadas nos Evangelhos de Jesus Cristo: Maria de Cléofas era tia de Jesus, irmão de Maria Mãe de Jesus? Salomé e Maria de Cléofas são as mesmas pessoas (ambas são citadas como esposa de Zebedeu)? Cleofas-Cleofás-Cleopas-Clopas é ALFEU?. Qual a relação entre ZEBEDEU - ALFEU E CLEOFAS? São as mesmas pessoas? Seria apenas uma maneira de escrever em grego - Hebraico - Aramaico?

 

Começando nossa resposta, relembro os textos que mencionam as “marias” que aparecem no Novo Testamento, deixando de fora a Mãe de Jesus, cuja identidade é bem clara.

 

Mateus

  • 27,55: Grande número de mulheres estavam aí, olhando de longe. Elas haviam acompanhado Jesus desde a Galileia, prestando-lhe serviços.
  • 27,56: Entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu.
  • 27,61: Estavam ali, diante do sepulcro, Maria Madalena e a outra Maria.
  • 28,1: Maria Madalena e a outra Maria estavam aí sentadas, em frente ao sepulcro.

 

Marcos

  • 15,40: Aí estavam também algumas mulheres, olhando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o menor, e de Joset, e Salomé.
  • 15,41: Elas haviam acompanhado e servido a Jesus, desde quando ele estava na Galileia. Muitas outras mulheres estavam aí, pois tinham ido com Jesus a Jerusalém.
  • 15,47: Maria Madalena e Maria, mãe de Joset, ficaram olhando onde Jesus tinha sido colocado.
  • 16,1: Quando o sábado passou, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram perfumes para ungir o corpo de Jesus.

 

Lucas

  • 24,1: No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado.
  • 24,9: Voltaram do túmulo, e anunciaram tudo isso aos Onze, bem como a todos os outros.
  • 24,10: Eram Maria Madalena, Joana, e Maria, mãe de Tiago. Também as outras mulheres que estavam com elas contaram essas coisas aos apóstolos.

 

João

  • 19,25: A mãe de Jesus, a irmã da mãe dele, Maria de Cléofas, e Maria Madalena estavam junto à cruz.
  • 20,1: No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus bem de madrugada, quando ainda estava escuro.

 

As diferentes séries de mulheres que os evangelistas introduzem como testemunhas do sepultamento e da ressurreição de Jesus não coincidem

entre si e, portanto, deram origem a complexas discussões e reconstruções de estudiosos. No conjunto, temos 4 personagens: Maria Madalena, Maria mãe de Tiago, Maria mãe de Jesus e Salomé.

Mateus e Marcos falam claramente de Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e José e Salomé (que Mateus chama de “mãe dos filhos de Zebedeu”, isto é os apóstolos João e Tiago, dito “maior”). Deduz-se que Salomé era a esposa de Zebedeu, a mulher que aparece em Mateus 20,20, pedindo que Jesus permitisse que seus filhos sentassem ao lado d’Ele no Paraíso. Quando Lucas fornece uma breve lista de nomes, ele não menciona o nome Salomé, porém ele acrescenta que havia outras mulheres juntamente com as que foram citadas (Lc 24,10).

 

Maria de Cléopas

João sai um pouco fora do elenco dos sinóticos e acrescenta, além de Maria Madalena, a mãe de Jesus e a tia de Jesus, Maria mulher de Cléopas e Maria Madalena (Jo 19,25).

É essa personagem de João que suscita a sua pergunta. Não sabemos bem quem ela seja. Temos somente algumas hipóteses, impossíveis de resolver. Essas hipóteses vão na linha da sua pergunta, isto é: poderia ser outro nome para a Salomé dos sinóticos, sendo o seu marido, que em João se chama Cléopas, o mesmo Zebedeu que aparece nos sinóticos. Era seria, segundo a tradição, irmã da mãe de Jesus. Se for assim, os apóstolos João e Tiago, filhos de Zebedeu, eram primos de Jesus.

Sempre em nível de tradição, o historiador palestinense Hegésipo, diz que Cléopas, esposo dessa Maria mencionada por João, era irmão do pai putativo de Jesus, José, e pai de Judas Tadeu e Simão. Este último sucedeu a seu irmão Tiago Menor na sede episcopal de Jerusalém. Sendo esposa do irmão de José, seria cunhada de Maria mãe de Jesus e, por isso, poderia ser chamada de "irmã" de Maria.