Nós acreditamos que tudo o que a Bíblia diz é inspirado por Deus e, por isso, é verdadeiro. Isso é aquilo que deriva de quanto se lê em 2Timóteo 3,16:

Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça,

Acreditamos, todos nós cristãos, que Deus nos falou através desse livro sagrado e que as palavras que Ele revelou por meio dos autores sagrados são palavras santas, inspiradas. Por isso é normal lermos ou escutar pessoas que dizem que a Bíblia é infalível, que não erra, pois Deus é Verdade e a sua Palavra tem que ser verdadeira, sem erros.

Entre os católicos há o texto da Dei Verbum, o documento sobre a Revelação do Vaticano II, que fala sobre esse tópico. Assim ele diz, no número 11:

E assim, como tudo quanto afirmam os autores inspirados ou hagiógrafos deve ser tido como afirmado pelo Espírito Santo, por isso mesmo se deve acreditar que os livros da Escritura ensinam com certeza, fielmente e sem erro a verdade que Deus, para nossa salvação, quis que fosse consignada nas sagradas Letras.

Em relação a algumas igrejas protestantes é importante a Declaração de Chicago, que é fruto de um encontro realizado em 1978, entre um grupo de teólogos evangélicos, para discutir o tema da inerrância da Bíblia. No início desse documento está escrito:

Acreditamos que negar a inerrância bíblica significa rejeitar o testemunho de Jesus Cristo e do Espírito Santo... Acreditamos que seja nossa dever afirmar a inerrância da bíblia como uma verdade no nosso tempo.

A coisa mais difícil de tudo isso é conseguir conciliar essa afirmação com realidades empíricas.  Por exemplo, no episódio clássico de Josué 10, aquele em que Josué detem o sol, fica claro que segundo a concepção do autor é o sol que dá voltas em volta da terra e não o contrário, come se sabe já a partir de Galileu Galilei, que foi condenado por causa dessa sua constatação. Nos últimos anos ele foi "absolvido", pois é evidente que é a terra que dá voltas e não o sol.

Portanto, a pergunta é: a bíblia diz ou não a verdade? E a resposta que precisa ser dada é que absolutamente sim, mas a verdade que ela transmite não é uma verdade científica. A Bíblia quer ensinar para nós a fé e a moral e não astronomia e outras ciências. Essa ideia é muito bem sintetizada pela célebre frase do cardeal César Baronio, que disse, antes de Galileu: "As Escrituras explicam como se chega ao céu e não como ele funciona".

Talvez o que diz a Bíblia nem sempre é exato, do ponto de vista científico, mas é sempre verdadeiro. Exato é algo historicamente acontecido, que se pode documentar. Verdadeiro, invés, tem a ver com o sentido e nisso a Bíblia não erra.