Olá Adilson Gomes Pereira de Bauru - SP!

Não sei o motivo pelo qual foste motivado para fazer está pergunta. Quando se fala em formação acadêmica entendemos hoje que seja a pessoa que frequenta uma Escola ou esta cursando uma Universidade. Quando estamos conversando neste sentido entendemos o que seja formação acadêmica. Por outro lado as Universidade surgiram na Europa na idade média. Isto quer dizer não muito longe de nós. Nos tempos bíblicos do Rei Salomão não se pensava deste modo.

Segue algumas considerações sobre sua pergunta:

Suponho a existência de valores muito importantes na vida do Rei Salomão, caso a sabedoria de Salomão que foi destacada tenha ajudado a imaginar que ele tivesse formação acadêmica. Mas nada disto que temos hoje passou pela vida do Rei Salomão.

Salomão um dos filhos de Davi com Bersabéia, passou por muitas dificuldades para conseguir o trono de Rei de Israel. Sua sabedoria em particular, não foi conseguida academicamente, mas foi dada por Deus durante seu reinado como Rei de Israel. Uma de suas esposas foi a filha do Faraó do Egito, fato sem precedentes entre os reinos da Ásia Menor. Sua sabedoria tornou-o um rei pacífico, conservando as fronteiras conquistadas pelo seu pai Davi, e tirou proveito do hiato de liderança do Egito e Assíria durante o seu reinado. Casou com várias rainhas estrangeiras, beneficiando seu poder e estabilidade com as alianças. O prejudicando pelas religiões estrangeiras que estas rainhas trouxeram foi Israel, Javé muito se lamentou.

Salomão foi um rei carismático. Usou da paciência e bondade recebida de Deus em seu governo sendo considerado um Rei com sabedoria real (caso dos filhos das prostitutas).

Se tornou um grande protetor da literatura e da Sabedoria de Israel. Do livro dos Provérbios duas coleções lhe são atribuídas e uma outra coleção inteira possui seu nome. Muitos estudiosos afirmam que estes livros (caso dos Provérbios etc...) tenham influência egípcia e até capítulos inteiros sejam encontrados na literatura egípcia. Também o livro cântico dos cânticos e Eclesiastes sugerem como Salomão sendo autor. No livro dos Salmos aparecem um salmo real o Salmo 72 e um salmo de sabedoria 127, sendo atribuídos a Salomão

A literatura popular cita o enormemente: contos judaicos, árabes e etíopes e os coloca como feitos intelectuais de Salomão e destacando seus poderes mágicos. (Fontes de água curativas piscina de Betesda em Jerusalém e os anéis mágicos de Salomão).