Olá Fabiana Biazus de Vacaria - Rs

Não sei o que lhe motivou está pergunta respeito de João Batista. Mas olhando o conjunto dos textos que os evangelhos apresentam, ter conhecimento da idade que João começou a batizar nas águas não passa de uma curiosidade. De fato este argumento não é o mais importante para sabermos o que representa o personagem João Batista na vida de Jesus e na obra dos evangelhos.

Até que poderemos ponderar uma idade para o início da atividade de João Batista na função que o daria o próprio nome o Batista, aquele que batiza.

Olhando a atividade pública de Jesus os evangelhos nos apresentam um Jesus que deixa a vida em sua família e inicia a vida pública com a idade de 30 anos e mudou-se para a cidade de Cafarnaum.

 

João Batista, não ultrapassava os 30 anos idade quando iniciou sua atividade

João Batista inicia sua atividade podemos dizer que também em torno dos 30anos. Ele deixa a cidade de Jerusalém, onde seu Pai exercia funções sacerdotais, e vai para o deserto de Judá, iniciando um movimento de libertação. Está e sua nova proposta. Propões uma mudança de mentalidade, a metanóia, a conversão com um batismo nas águas e a formação de um discipulado. O texto do evangelho de João 1,35 mostra João Batista enviando alguns de seus discípulos para seguirem Jesus e formarem seu discipulado, pois seu tempo estava se completando.

 

Complementando

A família de João Batista vivia em Ain Karin, nas cercanias de Jerusalém (7,5 Km ao oeste de Jerusalém) nas montanhas do deserto da Judéia. Embora de origem de família sacerdotal, ele não exerceu este serviço no Templo de Jerusalém como seu Pai Zacarias fazia. Ain Karin é considerada a terra natal de João Batista.

João assim aparece como pregador de penitência nos desertos de Judéia e Peréia (conforme T. W. Manson, The servant Messiah, Cambridge 1953.), circulando por estes desertos atraia uma multidão que buscavam seu batismo para remissão dos pecados.

Os evangelhos nos falam que João batizava no Jordão, neste rio foi Jesus batizado, mas também em outros lugares do deserto como em Enom perto de Salim onde havia abundância de água, região central da Palestina no tempo de Jesus.

A pregação de João Batista foi no deserto (Peréia e Judéia e circunvizinhanças em Enom perto de Salim), no Rio Jordão, onde nasciam os movimentos de libertação nesta época conturbada da história de Israel. O deserto sempre foi lugar de proteção para os grupos que contestavam a oficialidade, com João Batista não foi diferente.