Olá Carlos Alberto dos Santos de Araraquara - SP!

Li com atenção sua pergunta que envolve várias situações, a concepção de Jesus, apresentação do Menino Jesus no Templo, purificação de Nossa Senhora, a visita de Maria a sua prima Isabel, a cidade de Belém, distâncias entre Belém na Judéia e a Galileia. São vários assuntos que envolvem a pergunta. Entretanto existe algumas controvérsias no seu entendimento.

Assim que o melhor que poderias fazer para obter as respostas, seria antes de mais nada a leitura do texto do Evangelho de Lucas, 1,26, que trata da vinda do Messias, o encontro das duas mães em Lucas 2,39, o Magnificat de Maria, quando se encontra com Isabel, Lc 1,46-56, o nascimento de João Batista, Lc 1,37, a circuncisão de João Batista e, em Lucas 2, o nascimento de Jesus e sua apresentação no Templo.

Depois da primeira leitura, tente sublinhar e entender os nomes das personagens que envolvem o texto, sublinhar o nome das cidades e regiões que aparecem no texto, com isto terás o conhecimento correto e as respostas das perguntas que estão em suas dúvidas.

 

Deixo algumas sinalizações:

Nazaré: (na Galiléia ao norte da Palestina do tempo de Jesus) cidade da Anunciação de Maria, e da infância de Jesus, Jesus viveu nesta cidade até os 30 anos de idade, está uns 120 Km de Jerusalém (depende da estrada que que tomarmos (se pode percorrer as margens do rio Jordão até Jericó e subir a montanha, ou pela zona de montanhas a Samaria, ou pelo Litoral)

Belém: (na Judeia) está 6 Km de Jerusalém.

Ein Karin: (nas montanhas da Judéia) está a 5 Km de Jerusalém.

Jerusalém: (na Judéia) onde se localizava o Templo e os Palácios do Governo.

Gruta de Belém: (cercanias de Belém) hoje no centro da cidade e existe a Basílica da Natividade de Jesus.

Leia também essa resposta.