Esse episódio é contado por 2Samuel 10, depois da morte do rei dos amonitas Naás. Os dois embaixadores enviados por Davi foram ridicularizados, tendo metade da barba cortado e os vestidos rasgados. Davi mandou que fossem para Jericó, para que deixassem a barba crescer antes de regressarem. Assim diz 2Samuel 10,2-5:

Davi pensou: «Vou usar de benevolência para com Hanon, filho de Naás, do mesmo modo como o pai dele fez comigo». Então Davi enviou embaixadores para dar os pêsames a Hanon, por causa da morte do pai dele. Quando os servos de Davi entraram no país dos amonitas, os príncipes amonitas disseram a Hanon, o senhor deles: «Você pensa que Davi quer honrar seu pai, só porque mandou gente trazer os pêsames para você? Será que ele não enviou essa gente até aqui para observar a cidade, conhecer as defesas e depois destruí-la?» Então Hanon mandou pegar os embaixadores de Davi, raspar-lhes a metade da barba e rasgar a roupa deles pelo meio, até às nádegas. Depois mandou-os de volta. Ao ser informado, Davi enviou imediatamente alguém ao encontro deles, porque estavam muito envergonhados. E o rei mandou dizer-lhes: «Fiquem em Jericó até que a barba de vocês cresça; depois vocês voltarão».

 

Os Amonitas

São tradicionais inimigos dos hebreus e passagem acima conta a razão para uma guerra que Davi faz contra esse povo semita, que morava na região da atual Jordânia, entre o deserto da Síria e o Rio Jordão. Era uma área muito fértil e conquistá-la significava um grande poder. Era também uma região estratégica. Em Gênesis 19 se diz que, como os moabitas, os amonitas são descendentes do filho que Ló teve com a suas filhas, frutos portanto de um incesto.

Na época em que nasce Salomão, depois da morte do filho de Betsabeia, Davi conquista a cidade moabita de Rabá e coloca toda a sua população sob a escravidão.