Olá Hernane Dutra de Santos SP!

Li sua pergunta que possui vários aspectos e precisa várias respostas, penso que já tenhas conhecimento da maior parte dos acontecimentos. Quem sabes tens dúvidas. Mas diante disto o melhor sempre é olhar o texto bíblico com atenção, precisar lugares, pessoas e fatos. Leia mais uma vez Atos dos Apóstolos 9,36-43.

Se conseguires entender onde o fato aconteceu, em que o apóstolo Pedro ressuscita Dorcas. Tudo se tornará mais claro. Este episódio é narrado em Atos dos Apóstolos 9,36-43. O texto assim inicia: Havia em Jope, entre os discípulos, uma mulher, chamada Tabita, em grego Dorcas.

O que se constata é que tudo acontece em Jope, este local está nos arredores de Telavive, no litoral, cerca de 70 Km de Jerusalém que está na Montanha. Está relativamente distante.

 

Onde foi realizada a última Ceia?

Conforme a narrativa dos evangelhos a última ceia, aconteceu nos arredores de Jerusalém no Monte Sião, em uma sala superior emprestada.

“E ele vos mostrará, no andar superior,uma grande sala arrumada com almofadas” (Marcos 14-15) Bíblia de Jerusalém

Nos dias de hoje é possível visitar este local, só que está na mão dos Judeus, e não é permitida funções religiosas no local assim onde foi instituída a Eucaristia não se pode celebrar a eucaristia. Apenas visitar.

 

Entre as duas salas (última ceia) e velório de Dorcas não existe nenhuma relação

A sala superior da última ceia nada tem a ver com a sala superior que fala do lugar onde Pedro ressuscitou a Dorcas, em que estava sendo velada.