Uma janela sobre o mundo bíblico

Apocalipse 22,2 diz: "as folhas das árvores são para a cura dos povos". Se o povo de Deus já está desfrutando dos deleites da nova Jerusalém, que cura seria essa e para quem?



  • Pergunta de Erivaldo Inácio, Macatuba - SP
  • 874
  • 10/05/2019
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Jerusalém |


Olá Erivaldo Inácio de Macatuba - SP!

Estamos no final do livro do Apocalipse, na descrição da Jerusalém futura, e João em sua descrição reelabora imagens que vem do livro do profeta Ezequiel 47,12, que em sua profecia traz referimentos ao Jardim do Éden, no início de tudo descrito no livro de Gênesis (Gn 2,9; 3,24), mencionando a árvore da vida símbolo da sabedoria, no início da história da humanidade.

Na profecia de Ezequiel ele afirma que as folhas das arvores serviam de remédio, (ler o texto de Ezequiel 47,12 para entender melhor) em João existe uma reelaboração e ele afirma com mais precisão que servem para curar os povos. Está “cura”, salvação deverá chegar a todos indistintamente.

Portanto, o que João nos indica é que a história da humanidade está em caminhada. Aparecem os símbolos da comunhão com Deus, do início ao fim da Bíblia, do livro do Genesis até ao Apocalipse exprimindo claramente a parábola “se assim podemos dizer” da luta da humanidade: A humanidade caminha construindo uma história de pecado e de salvação, de amizade com Deus e perda desta amizade, e por fim de uma comunhão total com Deus de todos os povos que é retomada.

Na imagem apocalítica da Nova Jerusalém que João apresenta é necessário que a mensagem de Cristo chegue a todos os povos que não o conhecem e precisam ainda de cura e salvação.

874 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook