Olá Carlos Alberto dos Santos de Araraquara - SP!

A Parábola do filho pródigo é uma das mais bonitas que encontramos nos evangelhos. É muito utilizada nas celebrações das igrejas, para os mais diferentes momentos. Mas em particular é utilizada, para caracterizar a face misericordiosa de Deus Pai, representado pelo Pai da parábola que acolhe novamente seu filho.

Encontramos nas Parábolas os mais diferentes elementos para nos ajudar na compreensão da mensagem que Jesus quer nos transmitir. Citamos como exemplo a parábola da semente, ou a parábola do joio e do trigo, do grão de mostarda etc....

A parábola do filho pródigo da mesma forma apresenta vários elementos significativos para ilustrar e ajudar-nos na compreensão.

Vejamos o significado dos elementos que aparecem: Túnica - anel e sandália.

 

Qual o significado da Túnica?

Na época de Jesus a túnica indicava a classe social que a pessoa pertencia. Os escravos se vestiam com roupas simples e comuns suas vestimentas os identificavam de longe.

O pai não reconhece seu filho como um escravo e nesta parábola dá ao filho a melhor roupa, uma túnica de tecidos leves e confortáveis. Este gesto mostra que o Pai não recebe o filho de volta apenas como seu jornaleiro, muito menos meu escravo, ele diz a todos que enxergam o filho que êle continua sendo seu filho. E, assim, o pai da Parábola restituiu ao filho a posição privilegiada que ele tinha perdido, colocando-o novamente no topo da pirâmide social da sociedade de seu tempo. Para Ele o retorno do filho é o acontecimento mais importante.

 

Qual o significado do Anel?

O Pai logo que o filho chega coloca na sua mão um anel.

Como entender este gesto paterno?

O anel representava autoridade. Tinha os símbolos da família e tanto os reis, como os grandes comerciantes, assinavam seus documentos carimbando-os com seu anel em qualquer documento oficial. Uma carta, edito real ou contrato comercial de compra e venda era selado com o anel tendo fé pública.

Dando ao filho o anel ele estava declarando o perdão para o filho. O pai estava constituindo aquele filho como o gerente de sua fazenda e estava dando a ele autoridade para administrar novamente os seus bens e propriedades. Neste gesto o Pai declarava o seu perdão e sua confiança.

 

Qual o significado das Sandálias?

As sandálias tinham significado de liberdade, somente as pessoas livres usavam sandálias. Os escravos andavam descalços. O pai devolve a liberdade par seu filho que sempre ele tivera. Não estava preso em sua propriedade O pai estava dando ao filho o direito de entrar e sair quando quisesse, a propriedade era sua.

O Senhor Deus, representado pelo pai, nesta parábola do filho prodigo, também fez questão de dar ao seu filho calçados, tanto para proteção de seus pés quanto para que ele tivesse uma vida confortável e digna.

Reforça aqui o pensamento do apóstolo Paulo em Gálatas 5,1:

“É para a liberdade que Cristo nos libertou. Permanecei firmes portanto, e não vos deixeis prender de novo ao jugo da escravidão.” (Gálatas 5,1) Bíblia de Jerusalém.