Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que dizem que Jesus ficou sepultado por três dias, visto que morreu na sexta-feira à tarde e ressuscitou no domingo pela manhã?



  • Pergunta de Anderson Costa, Belém-Pará
  • 1520
  • 11/04/2019
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Ressurreição | Páscoa |


Sempre aprendemos que Jesus ressuscitou no terceiro dia,  "depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana" (Mateus 28,1). Isso, como você nota, não significa 72 horas, mas que Jesus passou parte de três dias no túmulo.  Deste ponto de vista, o terceiro dia é domingo, precedido de sexta-feira e sábado. É por isso que o dominto é chamado  Dies Domini, o dia do Senhor.

Portanto, não está  errado dizer, com a tradição, que Jesus ressuscitou "no terceiro dia" (1Coríntios 15,4).

Não podemos ignorar ainda um outro aspecto: o significado simbólico, que indica o terceiro dia como o dia da Ressurreição. No livro do Gênesis lemos: "No terceiro dia Abraão levantou os olhos e viu aquele lugar de longe" (22:4). Segundo uma tradição rabínica, o terceiro dia é o dia em que a vida é restaurada aos mortos, como escreve o profeta Oséias: "O terceiro dia nos fará ressuscitar e viveremos em sua presença" (6,2). A expressão "o terceiro dia", portanto, indica a fé na ressurreição, incluindo a nossa, da qual as primícias são de Cristo (ver 1 Coríntios 15:20).

1520 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook