Há várias religiões que têm textos sagrados, mesmo se normalmente as três religiões que por excelência são chamadas religiões do livro são o judaísmo, o cristianimsmo e o islamismo. Elas têm no seu livro sagrado (a Bíblia para cristãos e judeus e o Corão para os muçulmanos) o elemento fundante do seu ser.

Várias outras religiões possuem textos sagrados, mas são principalmente essas três religiões a definir seus textos como elemento fundante da própria fé, vendo nesses textos a palavra direta de Deus.

Os libros sagrados das várias religiões (veja aqui alguns), de qualquer forma, são concebidos, como para as três religiões citadas acima, como uma revelação divina e as pessoas que escreveram tais obras são consideradas como "iluminadas".

 

Sagradas escritruras

São dois termos muito comuns para os judeus e para os cristãos, que veem na Bíbila Deus falando. A Bíblia, antigo e novo testamento, é Sacrada Escritura. 

O Antigo Testamento, a Palavra de Deus para os Judeus, comum aos cristãos, foi chamada pelos próprios autores do Novo Testamento como "escrituras":

"Então, começando por Moisés e continuando por todos os Profetas, Jesus explicava para os discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele" (Lc 24,27). 

Muitos outros textos bíblicos chamam o Antigo Testamento como "Escritura". Veja aqui alguns.

 

Palavra de Deus

Em João 10,35 lemos que a "escritura" não pode ser anulada, pois é "palavra de Deus". João fala aqui da Bíblia, nesse caso do Antigo Testamento. Mas para nós cristãos também o Novo Testamtento é Palavra de Deus.

Não diria que a fé cristã é uma religião do livro, mas, sem dúvidas, poderíamos afirmar que é a religião da Palavra de Deus. De fato, não se trata de uma palavra escrita e muda, mas da Palavra que se fez carne e vive.

Para os muçulmanos, também o Corão traz a Palavra de Deus, ditada a Maomé.