Olá João Eudes Matucaria de Nova Mutum - MS!

Eis o dilema que sua pergunta deixa para mim: responder ou não responder. Como formular uma resposta que possa agradar o perguntante. A forma desconcertante em que a pergunta é formulada não encontra uma resposta satisfatória. Tens indagações sobre a chave que o texto de Mateus coloca. Em seguida argumentas que Pedro não passou a ninguém a chave depois da sua morte, argumentando que a Bíblia não fala. A pergunta termina com “pequena pedra”.

Para não deixar sua pergunta sem resposta deixo algumas indicações.

A leitura do texto deve ser feita de outra maneira, indica que a sua interpretação extrapola o que seria razoável.

- Aqui se fala que a cidade de Deus tem portas, os que entram por estas portas são os que são dignos.  Pedro recebe as chaves e portanto cabe a ele conforme designação de Jesus abrir ou fechar o acesso ao Reino de Deus. Pedro se torna responsável (cujo sinal são as chaves), da casa de Deus, e receberá a tarefa de disciplinar está entrada: admitir ou excluir. O que Pedro decidir serão ratificadas por Deus. Do alto céus.

- Os católicos argumentam na exegese deste texto que as promessas não valem só para Pedro, mas também para seus sucessores. Embora olhando o texto nada explicitamente é falado.

Não teria sentido nenhum Jesus iniciar um grupo e querer que sua mensagem atinja todo o mundo, se considerássemos que depois de Pedro, tudo terminaria. A verdade é esta com a morte de Pedro nada se tornou caduco.