Olá  José Carlos Augusto de Guarulhos - SP!

A pergunta se torna importante pois ajuda-nos a entender a mensagem que cada evangelista quer destacar de Jesus. Além dos evangelhos terem sido apresentados às comunidades diferentes do Império Romano, cada evangelho acentua aspectos característicos de Jesus.

Olhando inicialmente o lugar em que surgiram cada evangelho podemos dizer que o evangelho de Mateus, é escrito por Mateus e dirigido para as comunidades de Judeus em Jerusalém e arredores (na Judéia). O evangelho de Marcos é escrito na cidade de Roma, para Judeus que viviam na capital do Império romano e para os cidadãos romanos. O evangelho de Lucas, foi escrito em Antioquia e se dirige para os pagãos (muitos cristãos convertidos do paganismo) e o último o evangelho de João foi escrito em Éfeso, para comunidade de judeus pagãos.

Além das comunidades espalhadas pelo Império Romano em que os evangelhos foram escritos eles mostram um Jesus que vai ao encontro aos membros destas comunidades.

Assim no Evangelho de Mateus:

Jesus é apresentado como o novo Moisés, um Jesus que vai ao encontro dos Judeus e leva a eles uma nova mensagem fundamentada na tradição. Encontramos um evangelho dividido em cinco livrinhos que lembram os cinco livros do Pentateuco.

O Evangelho de Marcos:

Mostra que Jesus é o Salvador do povo, não é o Imperador Romano o “soter” o salvador. Mas é Jesus que vem para salvar. Já no início do evangelho aparece a imagem dramática da luta do Leão da tribo de Judá contra os adversários.

O Evangelho de Lucas:

Mostra: Mostra os traços íntimos e delicados de Jesus, que está pronto a perdoar a acolher os pecadores. (Cura do paralítico e o perdão dos pecados, banquete com os pecadores na casa de Levi, a cura do servo do centurião, o filho prodigo). O evangelho se dirige a todos e também aos pecadores e pagãos. A boa nova de Jesus é capaz de mudar vidas.

O Evangelho de João:

Foi escrito para a comunidade de Éfeso, na Ásia. A comunidade de Éfeso e arredores era composta de cristãos convertidos do paganismo. Estes traziam conceitos e filosofias que entravam em conflito com a mensagem de Jesus. João mostra um Jesus que responde as questãos vindas da compreensão da vida em que as filosofias e o agnosticismo pregam naquela região.

João mostra um Jesus qué o “logos”, a palavra de Deus, que concede vida eterna, que é fonte de luz e conhecimento. Aparece temas como Jesus a água viva, ou ainda Jesus como o pão da vida, Jesus que é doador da vida (veja a ressurreição de lazaro).

Olhando os quatro evangelhos seguindo estas linhas, vamos descobrir diferentes aspectos de Jesus e como sua mensagem chega e é aceita pelas pessoas.