Uma janela sobre o mundo bíblico

Ana e Joaquim pais de Maria mãe de Jesus tiveram outros filhos (as) antes do nascimento de Maria, pois nesse tempo Ana era estéril como diz a tradição.



  • Pergunta de Carlos Alberto dos Santos, Araraquara - SP
  • 976
  • 21/03/2019
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Ana |


 Olá Carlos Alberto dos Santos de Araraquara - SP!

Não encontramos nada escrito nos evangelhos canônicos sobre os personagens Joaquim e Ana. Assim para encontrar uma resposta consultamos os evangelhos apócrifos, e no capítulo que narra a “História do nascimento da Santíssima Mãe de Deus e sempre virgem Maria”, (conf. pág. 25ss) encontramos o que afirmastes na pergunta, que Ana era estéril conforme a tradição.

A vergonha dos antigos pelo motivo de não ter filhos!

O texto dos evangelhos apócrifos acima citado narra todo o drama vivido por Joaquim e Ana, e como Deus atendeu suas preces e orações.  Ana foi atendida em suas orações e gerou Maria. Esta menina foi consagrada ao serviço do templo até os 12 anos de idade.

Assim podemos concluir que os pais de Maria, Joaquim e Ana não tiveram filhos antes do nascimento de Maria. Maria como muitas personagens bíblicas foi agraciada por Deus tendo uma filha apesar de ser estéril. Mais uma vez se confirma que os pensamentos de Deus não são os pensamentos humanos. Ele pode dar vida o que está morto.

Consulta:

ZILLES, URBANO, Evangelhos apócrifos, tradução e introdução de Urbano Zilles, coleção Teologia 17, EdiPUCRS, Porto Alegre 2004.

976 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook