A força de Sansão, segundo a narração bíblica, que encontramos em em Juízes 13 – 16, é consequência do seu voto a Deus. Consagrando-se a YHWH, tornando-se um nazireu, recebe essa força pela qual é conhecido. Portanto, não existe dúvida que do ponto do autor sagrado, Sansão era forte por que consagrado ao Senhor. Sua força, de consequência, deriva da sua fé em Deus.

Acima descrevemos a visão de fé do povo hebreu de um dos heróis de sua história. Do ponto de vista literário, a história não é nunca objetiva, mas uma interpretação. Quando lemos uma narração histórica, podemos ter certeza que estamos diante de uma interpretação. Isso vale também para a Bíblia. Essa interpretação não está presente apenas no texto, mas também na leitura sucessiva desse mesmo texto. Ou seja, as interpretações se somam e não conta apenas aquela do autor, acrescentando-se aquelas dos leitores.

A nossa interpretação do evento Sansão também é importante para a história da salvação. Para nós, a sua força de onde vem?

 

Um homem forte a serviço do plano de Deus

Essa é, em síntese, uma das interpretações que podemos fazer. É provável que estamos diante de uma pessoa que historicamente era forte, com uma força acima da média. Essa força é colocada a serviço do plano divino, que era de dar a Terra de Canaã aos hebreus, como prometido a Moisés, na saída do Egito. Certamente Sansão passou por um processo de discernimento, pois não sabia se seguir o modo de ser dos filisteus ou ser instrumento do plano divino. Ele inclusive se casou com uma filisteia. Também o seu comportamento, muitas vezes é duvidoso, pois não respeita as leis de pureza dos judeus. A decisão final, com o gesto extremo da sua morte, é de abraçar a causa de YHWH.

Por isso, o “juiz” Sansão é um exemplo também para nós: temos coragem de colocar os nossos dons naturais (força, sabedoria e outras capacidades) a serviço de Deus?