Não é correto dizer que Jesus era Nazireu, pois se trata de um termo técnico, bem claro, ligado a um voto descrito na Bíblia. Se queremos indicar a sua santidade, podemos usar outros termos, mas não é conveniente dizer que era um Nazireu. Mesmo por que causa confusão com o fato que ele era dito "nazareno", de Nazaré, sua cidade natal.

Nazireu era uma pessoa consagrada a Deus, com a promessa de seguir alguns preceitos de vida. É Números 6 que fala sobre esse voto. Assim é dito:

abster-se-á de vinho e de bebidas fermentadas, não beberá vinagre de vinho ou de bebidas fermentadas, nem tomará suco algum de uvas, e não comerá uvas frescas ou secas. (...) Durante o tempo de seu nazireato não rapará a cabeça com navalha; até que se cumpra o tempo pelo qual se consagrou a Iahweh será consagrado e deixará crescer libremente a sua cabeleira.

Alguns hipotizam o fato que o Batista fosse um nazireu, mas as que temos não bastam para dizer que ele fez esse voto. Além do mais, o texto de Números diz que se trata de um voto temporário. De fato há um ritual, descrito nos versículos 13 seguintes, para o dia em que findar o voto (veja o voto de Paulo em Atos 18,18).

Normalmente se diz que Sansão era nazireu.