Realmente temos dois relatos com elementos diferentes sobre a multiplicação dos pães e peixes. No primeiro, único milagre, além da ressurreição, contato pelos 4 evangelistas, Jesus sacia 5000 homens com 5 pães e dois peixes (Matteus 14,13-21, Marcos 6,30-44, Lucas 9, 12-17 e João 6, 1-14). Há um outro episódio, que apenas Mateus e Marcos contam: Jesus mata a fome de 4000 homens com 7 pães e “alguns peixinhos” (Mateus 15,32-39 e Marcos 8,1-10).

As duas histórias desde sempre foram causa de discussão entre os exegetas. Alguns, notanto apenas pequenas diferenças entre as duas narrações, sugerem que se trata de duas redações diferentes do mesmo episódio; elas teriam sido duplicadas com uma finalidade catequética: uma dirigida aos judeus e outra para os cristãos que vinham do paganismo. Outros exegetas, ao invés, pensam que os detalhes da narração mostram que existiram dois milagres distintos. Por exemplo, considerando Marcos, os cestos usados em 6,43 eram doze "κοφίνους" (cestos), mas em 8,8 eram sete "σπυρίδας" (grandes cestos).

Um elemento que pode nos ajudar é o texto de Marcos 8,17-21:

«Por que vocês discutem sobre a falta de pães? Vocês ainda não entendem e nem compreendem? Estão com o coração endurecido? 18 Vocês têm olhos e não vêem, têm ouvidos e não ouvem? Não se lembram 19 de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vocês recolheram cheios de pedaços?» Eles responderam: «Doze.» 20 Jesus perguntou: «E quando reparti sete pães para quatro mil pessoas, quantos cestos vocês recolheram cheios de pedaços?» Eles responderam: «Sete.» 21 Jesus disse: «E vocês ainda não compreendem?»

Embora Marcos não seja uma testemunha ocular do ministerio de Jesus, é evidente que para ele houveram dois milagres da multiplicação de pães.