Olá Carlos Lopes de Juiz de Fora - MG! 

Esta sua pergunta sobre as exigências do seguimento de Jesus, e muito conhecida, e estudada nas escolas dominicais em especial com os jovens ou em grupos de estudos bíblicos.

Com algumas pequenas diferenças o texto aparece nos evangelhos sinóticos: Mateus 19,16-22 (trata do jovem rico e a vida eterna); em Marcos 10,17-22 (trata agora do homem rico, mas o conjunto do texto é o mesmo); Lucas 18,18-24 (trata agora de um homem de posição preocupado em herdar a vida eterna).

Recomendo a leitura dos três textos para que vejas o que aparece de diferente e o que é o essencial na mensagem de Jesus.

Nestes três textos vamos constatar que são pessoas (jovem, homem rico e homem de posição) preocupados com o futuro a vida com Deus a vida eterna (ou o reino de Deus como colocas na pergunta). Logo mais adiante após o diálogo de Jesus aparece a exigência maior, “vende teus bens e dá aos pobres, e terás um tesouro nos céus. No final da conversa de Jesus a exigência maior: depois de tudo isto feito vem e segue-me. Nos três episódios, cada um deles tomam a mesma decisão, saíram perturbados porque não queriam abandonar suas posições privilegiadas.