Primeiro de tudo, não sabemos bem quem escreveu os livros históricos, com a história de Israel. Existe uma tendência a colocar a corrente dita “deuteronomística”, que seria a responsável por boa parte do texto bíblico sobre a história de Israel, na volta do exílio. Mas isso não basta para dizer que a história de Israel foi escrita só quando os judeus voltaram do exílio na Babilônia.

Primeiro de tudo precisamos ter em mente que os judeus contavam, de geração em geração, as histórias que viviam. A tradição oral é algo muito particular desse povo. Além disso, é claro, haviam textos escritos, que eram muito bem guardados pelo povo. Tradição oral e material escrito, principalmente crônicas dos palácios, ajudaram os “editores” da história de Israel a elaborar aquilo que hoje encontramos na Bíblia.

Os judeus exilados não perderam a fé e muito menos a recordação histórica. Como mostram alguns livros – veja Ester – a fé do povo era viva também durante o exílio e isso fez com que chegassem até nós a narração da vida do povo de Israel, escolhido por Deus para manifestar a sua graça à toda humanidade.