Gilberto, a resposta a essa questão é bem simples. Embora seja verdade que se recebo uma carta qualquer, jogo logo no lixo, mas se é uma carta importante, como cada um teve tantas em sua vida, sobretudo se temos uma certa idade, essas estão bem guardadas, pois são importantes nas nossas vidas. É provável que sua mãe ou sua vó, pois as mulheres são sempre mais sensíveis e profundas, tem uma caixinha, guardada com muita estima, onde conservam bilhetes e cartas recebidas, que são guardadas como um tesouro.

 

Descobrimento do Brasil

Outro exemplo, para confirmar a nossa reflexão, é a carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão de Pedro Álvares Cabral, que escreveu ao rei D. Manuel contando as suas impressões sobre a terra apenas descoberta, chamada posteriormente de Brasil. Essa carta foi conservada no arquivo histórico de Lisboa, na Torre do Tombro e existe até hoje.

Assim como esta missiva, tantas outras cartas, mesmo fora da Bíblia, foram conservadas e servem para a memória da humanidade.

 

As Cartas de Paulo

As cartas da Bíblia, que são 21 no Novo Testamento, são tidas pelos destinatários como um verdadeiro tesouro e certamente foram preservadas com muito cuidado. Além disso, não era conservada só o original, mas se passavam de uma geração a outra graças às cópias que se faziam. De fato, hoje em dia não temos mais essas cartas originais, mas cópias, que aos poucos foram incluídas em códigos, formando assim o conjunto dos livros canônicos, que se definiu com o tempo até serem "canonizados" como lista oficial.