Olá Sueli Nascimento de Salvador - BA!

Sua pergunta já foi respondida de várias formas em perguntas semelhantes. O evangelho de João é o que nos fala do discipulo amado, com mais frequência.

Destacamos as citações do evangelho para evidenciarmos melhor.

Em João 13,23 na descrição da ultima ceia:

“Ora, achava-se reclinado sobre o peito de Jesus um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava”. (João 13, 23) Bíblia Almeida.

Em João 19,26-27 no momento que antecediam a morte de Jesus, Ele ainda diz:

“26 Ora, Jesus, vendo ali sua mãe, e ao lado dela o discípulo a quem ele amava, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. 26 E depois de consumida esta minha pele, então fora da minha carne verei a Deus;

27 Então disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.

27 vê-lo-ei ao meu lado, e os meus olhos o contemplarão, e não mais como adversário. O meu coração desfalece dentro de mim!” (João 19,26-27) Bíblia Almeida.

Em João 20,2 na descrição do episódio do sepulcro vazio:

“Correu, pois, e foi ter com Simão Pedro, e o outro discípulo, a quem Jesus amava,e disse-lhes: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram”. (João 20, 2) Bíblia Almeida)

Em João 21, 7 que descreve a aparição de Jesus aos apóstolos depois da ressurreição;

Então aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: Senhor. Quando, pois, Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica, porque estava despido, e lançou-se ao mar”; (João 21, 7) Bíblia Almeida.

Em João 21,20 no epílogo do evangelho aparece:

“E Pedro, virando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, o mesmo que na ceia se recostara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o que te trai?” (João 21, 20) Bíblia Almeida.

Concluindo:

Identificar o discípulo amado como sendo o apóstolo João é conhecer o evangelho e a pratica de Jesus. O discípulo amado que aparece no evangelho de João, amigo de Jesus, seu confidente, conhecedor em profundidade de seu mestre é considerado como o modelo deste do vínculo deste amor. O Amor de Jesus para seus discípulos é amor de amizade, semelhante do amor do Pai para com o filho e que exclui a submissão e a dependência irracional. A amizade será alicerçada no que Jesus manda, isto é, na prática do amor recíproco.