Não, não é verdade. Jesus nasceu mais ou menos no ano que foi definido pelas convenções que seguiram, depois da implementação do cristianismo. É verdade que existe um erro, mas ele é apenas de cerca de 5 anos. A constatação desse erro justifica eventuais especulações sobre o período em que Deus se encarnou, mas não autoriza a falar de "cerca de um século".

As pesquisas dizem que provavelmente Jesus teria nascido por volta do ano 5 "antes de Cristo", isto é, teria nascido 5 anos antes da data fixada pelos cálculos feitos e que foram incorporados no Calendário Gregoriano, em vigor a partir do ano 1582, usado pela maior parte da humanidade, que tomou o lugar do calendário Juliano, em vigor até então.

Quem calculou a data do nascimento de Jesus foi o monge Dionísio, o pequeno, no sexto século.

O erro da datação proposta por esse monge foi descoberto graças à notícias sobre Herodes, do qual falam os evangelhos. Mateus e Lucas contam que quando Jesus nasceu era ele quem governava a Judeia, região onde se encontra Jerusalém e Belém, em nome dos Romanos. Hoje, graças a informações extra-bíblicas, não conhecidas pelo monge Dionísio, sabemos que ele governou essa região do ano 37 antes de Cristo até o ano 4 antes de Cristo, quando morreu. É claro que se os Evangelhos falam dele, estava ainda vivio quando Jesus nasceu. Mateus 2,19 diz que quando esse rei morreu, Jesus era "menino" e os pais puderam voltar do Egito, para onde tinham fugido com medo da sua perseguição.

Com esses dados, que são certos, podemos hipotisar que Jesus teria nascido um ou dois anos antes da morte de Herodes, isto é, nos anos 6 - 5 antes de Cristo.