A pergunta, íntegra segue aqui abaixo:

Gostaria de saber sobre o contexto do nascimento do Menino Jesus em Belém, na Judéia. Após o seu nascimento, teviveram vários acontecimentos envolvendo esse momento maravilhoso, que foi a vinda do nosso Salvador. Nos relatos desse tempo do natal até a Epfania vimos vários eventos, tais como: a visita dos Reis Magos, a circuncisão, a Apresentação do Menino Jesus no Templo, a Fuga para o Egito, por causa de Herodes que ueria matar o Menino Jesus. Gostaria de saber qual foi o tempo em que tudo isso aconteceu e também quanto tempo José e Maria ficaram no Egito e se essa viagem eles foram diretos da Judéia para o Egito?

Realmente os relatos da infância de Jesus são muito marcantes. Eles aparecem em Mateus 1 - 2 e Lucas 1 - 2.

Poderíamos tomar essas narrações conforme a lógica temporal de uma criança. Por exemplo, sabemos que a circunsição da criança, na tradição judaica, era feita no 8 dia, depois do nascimento. E assim, também os outros eventos seriam todos ligados aos primeiros dias de Jesus, pois o contexto é sempre aquele da Judeia, de Belém e Jerusalém. O centro religioso de então, Jerusalém, fica a 10 quilômetros do local aonde Jesus nasceu. E a Sagrada Família estava ali por uma necessidade. A casa deles era Nazaré, que fica a cerca de 200 quilômetros de Belém. 

Provavelmente, tendo nascido o menino, Maria precisava se resguardar e, por isso não podiam voltar logo para Nazaré, a cidadezinha da família. Mas isso teria sido possível cerca de 1 ou 2 meses mais tarde.

Lucas, depois da profecia de Ana e Simeão, conta a vida oculta em Nazaré (2,39-40):

Terminando de fazer tudo conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré. E o menino crescia... enchia-s de sabedoria, e a graça de Deus estava com ele.

 

Fuga para o Egito

Somente Mateus fala da Sagrada Família que precisa escapar para o Egito (2,13-23). Teriam escapado por que Herodes queria matar o Menino Jesus e José foi advertido pelo "anjo do Senhor" que lhe disse, logo depois da visita dos Reis Magos:

Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito. Fica lá até que eu te avise.

Eles ficam no Egito, segundo Mateus, até a morte de Herodes, quando voltaram para Israel e foram morar na Galileia, em Nazaré.

É sem dúvida interessante o fato que Lucas nada diga sobre a ida de Jesus para o Egito. Por outro lado, sabemos bem que os Evangelhos não são relatos detalhados da vida de Jesus, não são biografias, mas procuram transmitir a Boa Nova. Por isso, se um evangelista deixa de contar um evento da vida de Cristo, não significa que ele não aconteceu, mas pode ser simplesmente devido à falta de interesse e relação com a mensagem que tal evangelista queria passar para seus destinatários.

A Sagrada Família teria saído diretamente da Judeia para o Egito e feito uma grande viagem. Para Mateus, essa viagem era importante, por que ela recorda o Povo dos Hebreus, que saiu do Egito guiado por Deus (Mateus 2,15)

Do Egito chamei o meu filho.

A família ficou no Egito até a morte de Herodes, que segundo os registros históricos, aconteceu cerca de dois anos depois do nascimento da criança em Belém.