Olá Diogo Ruas Santos de Vila Real - Portugal!

Jesus viveu em Nazaré até os 30 anos na cidade de Nazaré na casa de seus Pai. Ali exercia o ofício de seu pai adotivo José, na carpintaria e certamente possuíam algum pedaço de terra e trabalhavam na agricultura. Neste período de sua vida a sua casa era de seus pais.

Chegando aos 30 anos de idade ele mudou de cidade para viver em Cafarnaum. Estrategicamente é compreensível esta mudança de cidade para morar. Cafarnaum era roteiro de importantes vias terrestres e de caravanas que se dirigiam para o norte em especial para Damasco. Devido este afluxo de pessoas que ali passavam Jesus viu como o lugar ideal para iniciar seu ministério público. Também podemos imaginar que as caravanas levavam adiante os feitos e o ensino de Jesus para outras cidades que passariam carregando mercadorias.

 

Em Cafarnaum a Casa de Pedro foi a morada de Jesus

Uma das 10 maiores descobertas da arqueologia Bíblica em Israel aconteceu em Cafarnaum, em que o arqueólogo franciscano,  Virgilio Corbo, localizou a Casa de Pedro considerada morada de Jesus.

No início da pregação Jesus escolheu a cidade de Cafarnaum para fixar morada. Sua casa passa a ser a casa de Pedro as margens do lago da Galiléia. Em sua casa Pedro deixou um cômodo a disposição de Jesus. Que mais tarde se torna um lugar sagrado de orações dos primeiros cristãos.

Olhando os Evangelhos encontramos no primeiro capítulo do Evangelho de Marcos citações já com o nome de Cafarnaum. Mateus é preciso quando diz:

“Ao ouvir que João havia sido preso, ele voltou para a Galiléia 13e, deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, à beira-mar, nos confins de Zabulon e Neftali”. (Mateus 4,12-13) Bíblia de Jerusalém.

Completando:

Cafarnaum a cidade de Jesus

O arqueólogo Franciscano Frei Virgílio Corbo durante muitos anos em 19 campanhas de escavações arqueológicas tornou conhecida a cidade de Jesus Cafarnaum a luz da arqueologia. A campanha realizada em 1968 levara a descoberta de casas que remontam ao século I da Era Cristã, além de outras estruturas. Nestas descobertas se identificam uma igreja cristã octogonal que havia sido construída no período bizantino (IV ao VI Século), sendo visto um batistério do V Século e uma estrutura do IV Século IV construída em forma octogonal sobre a casa de Pedro. A descoberta da "Casa de Pedro" lança luz sobre a história dos primeiros séculos da Igreja. As escavações ainda hoje continuam em outros pontos da cidade de Jesus, pelo arqueólogo Frei Stanislau Loffreda e sua equipe. A importância deste local arqueológico onde Jesus se hospedava na casa de Pedro, sem dúvida se tornou um dos 10 mais importantes achados de arqueologia bíblica de Israel.

 

A morada de Jesus em Jerusalém

Quando Jesus ia com os discípulos a Jerusalém para as festas de preceito judaica, como a Festa da Páscoa, Pentecostes, ele se hospedava na casa de Lázaro, em Betânia. Nesta cidade a 5 Km de Jerusalém, a maioria dos moradores da Galiléia ali se hospedavam. Jesus se tornou grande amigo de Lázaro e sua irmã Marta e Maria. Os evangelhos narravam o fato que Jesus chorou a morte de Lázaro, e o ressuscitou.

- Outro fato que não podemos ignorar, é o episódio acontecido em Jericó, onde foi com os discípulos para uma refeição na casa de Zaqueu e com certeza ali pernoitou, antes de subir a Jerusalém.

Consulta:

  • LOFFREDA, STANISLAO, Recovering Capharnaum, Studium Biblicum Franciscanum, Guides, 1, Edizione Custodia Terra Santa, Gerusalemme, 1985.