Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que Jesus era mais achegado a Pedro, Tiago e João?



  • Pergunta de Naedson Andrade, São Paulo - SP
  • 1917
  • 31/12/2018
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Jesus |


Olá Naedson Andrade de São Paulo!

Sua pergunta surge pela quantidade de vezes que aparece nas leituras do Novo Testamento Jesus escolhendo 3 discípulos entre os 12 para o acompanhar. Estes fatos ocorrem em Mateus 17,1 (na transfiguração de Jesus); 26,37 (no Getsêmani); Marcos 5,37 (na ressurreição da filha de Jairo); 13,3 (no discurso escatológico).

Uma razão desta escolha de Jesus vem da importância dos 3 apóstolos (Pedro, Tiago e João) no grupo dos discípulos: Pedro se torna chefe do grupo e dá início a comunidade de Jerusalém, João o discípulo mais novo do grupo se torna discípulo de confiança de Jesus (é chamado o discípulo amado). Na última ceia está ao lado de Jesus com sua cabeça reclinada no peito de Jesus, e nos últimos momentos de Jesus pregado na cruz Jesus entrega sua mãe aos cuidados de João. Que a partir daquele momento a leva para sua casa.

Uma outra razão que tem muita força e parece ser convincente é que em momentos importantes da vida de Jesus acompanharam-no sempre três discípulos para que servissem de testemunhas, conforme o costume judaico. Assim Jesus queria que na transfiguração no Monte Tabor, no sofrimento no Jardim do Getsemâni e na ressurreição da filha de Jairo, em Cafarnaum, estes fatos tivessem testemunhas, para evitar discussões.

1917 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook