Olá Ruben de Lisboa - Portugal!

Boa parte das perguntas que chegam até nós sempre batem no mesmo ponto, aonde se encontra na Bíblia? Assim estas perguntas se referem para a missa, onde está escrita a missa na Bíblia ou onde fala na Biblia que tem que ser no domingo, onde está escrito que o Natal é dia 25 de dezembro, onde está escrito que devemos fazer procissões, assim  também para o Rosário onde se encontra escrito que é para rezar o Rosário. Poderíamos citar outras tantas perguntas.

Olha não vou polemizar a questão, apenas coloco como entendo o Rosário, no devocionário popular da Igreja católica.

A oração do rosário conhecemos, são 5 dezenas de 10 ave Marias, Pai Nosso, Creio, Glória e Salve Rainha. Se reza meditando em fatos Bíblicos relacionados a Jesus.

 Junto com a repetição destas orações é pedido a meditação de passagens bíblicas a cada dezena. Estas passagens bíblicas se referem aos acontecimentos da vida de Jesus. Assim sendo: Medita-se enquanto se reza 10 ave-Marias,  fatos relacionados a acontecimentos alegres da vida de Jesus: Anunciação, Visita de Maria a Isabel, nascimento de Jesus, Apresentação no Templo, perda de Jesus no Templo. Para outro dia da semana, se medita fatos dolorosos da vida de Jesus, para um terceiro dia fatos gloriosos da vida de Jesus, e um último grupo fatos de Jesus como Luz do Mundo (Batismo, transfiguração...).

Rezando o Rosário, e meditando fatos da vida de jesus estaremos nos impregnando destes acontecimentos bíblicos para nossa vida.

As orações como o Pai Nosso estão nos evangelhos, ensinada pelo próprio Jesus, a Ave Maria está ligada a acontecimentos bíblicos ligados a Maria mãe de Jesus, Assim o Glória e a Salve Rainha.

Penso que afirmar simplesmente que o Rosário, seja uma oração repetitiva e que nada tem de Biblica é entender parcialmente a realidade dos fatos. Prefiro afirmar que o Rosário antes de tudo é uma oração Bíblica.