Uma janela sobre o mundo bíblico

Ecumenismo ou Apologética?



  • Pergunta de Carlos B, Fátima - Portugal
  • 797
  • 28/12/2018
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Ecumenismo |


 Olá Carlos B. de Fátima - Portugal! !

Respondendo a sua pergunta entre dois modos de se viver a fé e religião, na atualidade a maioria das Igreja procura fazer ECUMENISMO. Não no sentido extremos em querer que todas as Igreja se tornem uma, isto é utópico, pois o judaísmo será sempre Judaísmo, o islamismo da mesma forma e o mesmo acontece com todas os outros grupos religiosos. Cada um tem aquilo que é próprio é que lhe dá a identidade.

Mas o ecumenismo mostra o esforço comum das igrejas em se reunirem e encontrar pontos comum que possam trabalhar juntas. O ecumenismo não busca querer todas as Igreja tornarem-se um só grupo, mas trabalhar para que todas as Igreja possam buscar aquilo que é comum em todas e nestes pontos comuns trabalharem juntas.

A cada ano na Igreja São Francisco se reúne a Comunidade e os responsáveis das Igrejas e denominações (que formam o grupo ecumênico de Porto Alegre), que acreditam na proposta de rezar pela PAZ, mundial e uma bela celebração ecumênica com a participação de todos é realizada. A construção da PAZ deve ser um esforço de todos. Ninguém deve se omitir.

Quanto a apologética hoje está de lado, pois tornam as igrejas e denominações grupos fechados que relutam em aceitar as ideias dos outros, e buscam se defender. Na apresentação e prova dos argumentos geralmente as pessoas tornam-se irredutíveis.

797 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook