Olá Marcos Fabio Ananias de São Paulo - SP!

A resposta para sua pergunta encontramos nos evangelhos sinóticos em três narrativas em Mc 5,21-43; Lc 8,41-56; Mt9,18-26. O que descrevem estas narrativas? Elas  narram o pedido de Jairo a Jesus que cure sua filha.

Como é descrita a cena em que Jairo se encontra com Jesus.

O fato é assim apresentado, Jesus entrando na cidade de Cafarnaum, a margem do lago da Galiléia, cidade importante com estradas que conduziam ao norte da Galiléia e Damasco na Síria. Em outras palavras uma cidade de muitas pessoas circulando. Na entrada de Jesus em Cafarnaum as pessoas O reconhecem e passam a acompanhá-lo, se tornando uma multidão. Durante este trajeto de entrada na cidade, acontecem dois fatos marcantes, ele cura a mulher que sofre fluxo de sangue, a hemorroíssa e em seguida o texto narra que Jairo, chefe da Sinagoga de Cafarnaum, cai de joelhos e implora a Jesus a cura de sua filha. Nesta altura da narrativa encontramos a resposta, Jairo era o chefe da Sinagoga.

O que fazia e quais as atribuições de um chefe de Sinagoga?

O chefe de Sinagoga no tempo de Jesus era um fariseu instruído na lei e na interpretação da lei e que dirigia o funcionamento das orações e serviços sinagogais exigidos pelo judaísmo. Na sinagoga não se faziam sacrifícios, o serviço era de oração reunião e culto e instrução das crianças, no hebraico e tradições judaicas.

Como chefe da sinagoga de Cafarnaum Jairo possuía as seguintes responsabilidades:

- a direção da adoração que os judeus ali faziam em particular as orações do dia de sábado.

- a escolha de outros fariseus que deveriam dirigir a oração.

- Ler a escritura na hora da reunião para a oração

- Pregar e esclarecer as escrituras e o seguimento da Lei segundo a “Halaka” (como deve caminhar todo o judeu).