Não sabemos quem foi o autor material do primeiro livro da Bíblia. A tradição diz que Moisés teria escrito os 5 primeiros livros bíblicos, ditos Pentateuco, mas, como já pudemos comentar em outras ocasiões, é um modo de dar importância a esses livros e também de sublinhar o papel de Moisés como aquele que recebe a Lei, a Torá, de Deus.

O livro da Gênesis certamente não foi escrito por um único autor; não podemos aplicar a lógica do autor que temos hoje a essa obra. Não houve uma pessoa que se sentou em um escritório e escreveu, do início ao fim, o que lemos nas suas páginas. Isso vale para muitos livros bíblicos e não só para esse.

 

Possível dinâmica do nascimento do livro

Primeiro de tudo precisamos ter consciência de que na cultura semítica, principalmente entre os hebreus, a tradição oral era um elemento fundamental. As histórias se contavam oralmente, de pai para filho. As famílias se reuniam e contavam às crianças as histórias que haviam aprendido ou vivido. Isso é evidente na tradição da Páscoa hebraica, quando as crianças, vendo tudo preparado para a celebração perguntam: “por que esta noite é diferente das outras noites?” O pai então responde e conta aos pequenos a história da libertação da escravidão no Egito.

As histórias vividas pelo povo e contadas de geração em geração passaram a fazer parte do DNA dos hebreus. Durante os séculos, se enriqueciam com novos elementos ou as diferentes tradições familiares ou regionais se misturavam e se completavam reciprocamente. Esse processo provavelmente seguiu dessa maneira até que cerca de 500 anos antes de Cristo, quando os hebreus voltaram do Exílio na Babilônia, sentiu-se a necessidade de reunir todas essas informações em um texto, colocado por escrito.

Não sabemos quem colocou por escrito todas essas informações, mas costumamos dizer que foi um “Redator”. É claro que ele deu uma identidade ao texto, unindo tradições com elementos próprios e escolhendo de incluir elementos e, eventualmente, de deixar de fora alguma coisa.

 

E se não foi Moisés que escreveu?

Um grande problema para os leitores da Bíblia em aceitar explicações como aquela dada acima é a percepção de que, tirando a autoria material de Moisés, o texto perde autoridade e contradiz a tradição que diz que ele foi o autor dos primeiros livros da Bíblia.

Para nós o autor da Bíblia é Deus. De fato, ela é palavra de Deus. Mas isso não significa que Ele materialmente escreveu a Bíblia. A Bíblia não é um ditado, mas Deus usou mãos humanas para escrever os textos, que, por isso, deixam transparecer elementos típicos de época do autor, do seu contexto, que, às vezes, podem até provocar alguma dificuldade na leitura.

Da mesma maneira, quando se diz que Moisés é o autor do Pentateuco, não devemos entender aplicando o nosso conceito de autor, de ver Moisés como o autor material dos textos. Moisés é autor porque a partir dele e nele Deus revela a sua Lei, a Torá, o Pentateuco e toda a tradição que daí deriva.

 

Concluindo, Moisés não se sentou numa escrivaninha e escreveu o livro da Gênesis. Mas ele é o autor por que recebeu de Deus a Lei, sobre o Sinai, e a partir dele o povo criou consciência de que Deus se revela ao seu povo por meio de palavras e ações.