A Opus Dei (correto seria "o" Opus Dei) é uma instituição católica fundada em 1928 por Josemaria Escrivá, santo desde 2002. Não é uma "igreja paralela", mas uma instituição dentro da Igreja. A sua peculariedade é agregar membros que vivem a vocação cristã no estado em que vivem, na profissão que desempenham e no ambiente em que atuam. Conta com 90 mil membros. Entre eles 98% são leigos, homens e mulheres; a maioria são casados. Os restantes 2% são sacerdotes.

Do ponto de vista jurídico eclesiástico, Opus Dei é um "Prelatura pessoal", termo que define certas órgãos dentro da Igreja católica encubidos da realização de peculiares atividades pastorais.  Este é um dos modos de auto-organização que a Igreja se dá a si mesma em ordem à consecução dos fins que Cristo lhe atribuiu, com a característica de que os seus fiéis continuam a pertencer também às igrejas locais ou dioceses em que têm o seu domicílio.

Opus Dei aparece muito nos meios de comunicação. Muitas vezes se trasmete uma sua imagem negativa. Conheço vários membros da Instituição e são pessoas que buscam viver de maneira sóbria e fiel o ideal cristão. É uma instituição forte dentro da igreja e isso pode causar preconceitos e mau entendimento. Acredito que seja um grupo de cristãos que procuram levar a mensagem cristã a todos os confins da sociedade. Eles têm a vantagem de serem presentes em todos os âmbitos sociais, desde a alta sociedade até situações limites da humianidade.

Certamente, como toda instituição, ao lado do ideal de perfeição e seguimento de Cristo, há falhas e pecados. Como sempre acontece, são as más ações que aparecem, enquanto que os jornais dão pouco espaço às virtudes desempenhadas por seus membros.

Outras informações podem ser vistas no site da instituição.