Uma janela sobre o mundo bíblico

Como estudar a Bíblia com proveito?



  • Pergunta de Andre, Portugal
  • 1504
  • 11/11/2018
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Estudo da Bíblia | Leitura popular da Bíblia | Leitura Orante


Gosto de dizer que a Bíblia é um bilhete de amor, que Deus escreveu para nós. Um bilhete de amor só tem valor se a pessoa está apaixonada, caso contrário pode ser até bizarro. Por isso, a primeira recomendação para o leitor da Bíblia é a . Sem fé, que é o amor a Deus, a leitura da Bíbla terá pouco proveito, terá muitos limites.

Um segundo elemento fundamental para ler a Bíblia de maneira eficaz é abertura ao estudo. É claro que existem vários estágios de estudo. Nem todo mundo pode se tornar exegeta, mas hoje somos privilegiados porque facilmente podemos ter acesso às conclusões dessas pessoas que dedicam toda a vida ao estudo do texto.

O estudo é importante porque a Bíblia é um livro antigo, escrito há mais de dois milênios e as lógicas de então são diferentes das atuais. Quanto mais entendo a cultura de então, os costumes e o mundo bíblico, mais proveito tiro do texto. Lembremos que a Bíblia é Palavra de Deus, mas Ele se serviu de pessoas concretas, inseridas em seu próprio contexto e limitadas pela realidade em que viviam.

Para aprender sobre o ambiente bíblico existem vários instrumentos. Acredito que o primeiro deles pode ser a própria Bíblia. Por isso, quando compre uma versão da Biblia, escolha uma boa, com notas e introduções. Elas ajudam muito no entendimento. Depois, se quiser, pode ler certos livros de introdução geral e, aos poucos, ir entrando em ambientes mais específicos.

Tudo isso deve ser acompanhado por uma leitura assídua da Bíblia. Não vejo muito proveito em ler a Bíbla do início até o fim, de maneira radical. Se alguém puder, mal não faz. Mas pode provocar uma certa rejeição. Aconselho mais a ler livros escohidos. Boas sugestões foram dadas nesse artigo.

Também a dinâmica da leitura da Bíblia é importante:

  1. Leia a página escolhida
  2. Se puder, sublinhe as palavras que chamam sua atenção
  3. Reflita sobre o significado que essas palavras têm. Nesse momento pode considerar esses elementos:
    * o que o texto quis comunicar na época e na cultura em que foi escrito
    * o que o texto diz para mim, para a realidade que vivo
    * como o texto faz ver a própria vida a partir da vontade de Deus
  4. Volte a ler o texto na íntegra

Faça a leitura sempre em uma dinâmica de oração, pois ler a Bíblia é um diálogo com Deus.

1504 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook