Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual era o nome da mulher pega em ato de adultério em João 8?



  • Pergunta de Reinaldo Rocha, Osasco - SP
  • 2037
  • 27/10/2018
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Mulher adultera |


 Olá Reinaldo Rocha de Osasco - SP!

Na verdade o texto não cita o nome da mulher, mas apenas fala de uma mulher surpreendida em adultério e que segundo a lei judaica deveria ser apedrejada. O texto assim se apresenta em João 8,3ss:

“Os escribas e fariseus, trazem então, certa mulher surpreendida em adultério e, colocando-a no meio, dizem-lhe. Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante delito de adultério...” (João 8,3-4) Bíblia de Jerusalém

 

A tentativa de identificação desta mulher

Sinceramente, buscamos conhecer o nome desta mulher para entender melhor a situação em que Jesus passa, no confronto com os fariseu e escribas. No entanto parece que o texto quer enfatizar mais o acontecimento, a nova prática de Jesus do que o nome da mulher.

Nesta busca muitos nomes já foram sugeridos: que ela tenha o nome de “Suzana” mencionada em Lucas 8,3 não passa de mera conjectura ou que ela seja Maria Madalena. Mulheres que acompanhavam Jesus nos caminhos da Palestina.

Seja como for, toda esta preocupação de identificação da mulher surpreendida em adultério com Maria Madalena, ou outro nome não passa de mera suposição e que como vimos não é sugerido pelo texto bíblico.

Portanto, essas teorias, que levantam nomes para a mulher adultera deve ser considerada apenas uma opinião de cunho pessoal, sem o apoio da maioria dos comentaristas bíblicos do evangelho de João, nem do texto bíblico.

2037 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook