A cristologia e a mariologia são duas discíplinas teológicas e estão relacionadas na medida em que Maria é a mãe de Jesus.

A cristologia trata do tema de Jesus e procura definir quem ele é, sublinhando a sua natureza humana e divina. Ela é uma discíplina fundametnal do cristianismo.

A mariologia estuda quem é Maria, qual o seu papel na história da salvação. A sua ligação com Cristo é a razão de seu estudo. Por isso, é evidente a relação que existe entre cristologia e mariologia: sem Cristo não existiria mariologia. Maria é estudada na medida em que foi o meio através do qual Deus se fez presente entre nós e serve de exemplo para todo cristão que quer chegar a Deus. Maria participou ativamente do mistério da encarnação, além de ter sido a primeira cristã.

Essa participação ativa de Maria não é facilmente entendida e essa dificuldade pode inclusive revelar um limite no acolhimento do papel d mulher no plano divino. Deus provoca escândolo, não só morrendo na cruz, mas também escolhendo nascer uma criança, acolhida pelo ventre de uma mulher. Lembremos que é também a uma mulher (João 20), que por primeiro anuncia a sua ressurreição, aparecendo a Maria Madalena.

A dificuldade de aceitar o papel protagonista de Maria na história da salvação não poderia representar uma nuance machista do cristianismo de hoje?