Uma janela sobre o mundo bíblico

Desânimo ou depressão são sinais de egoísmo ou problema espiritual? O que a bíblia diz sobre o desalento e a falta de esperança e sentido para a vida?



  • Pergunta de Ruben, Portugal
  • 603
  • 26/10/2018
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Discípulo |


Você colocou juntas duas situações que precisam estar separadas. Depressão é uma doença e não tem nada a ver com religião. Como doença precisa ser acompanhada e tratada por especialistas. É uma situação muito delicada é se comete um erro muito grande em pensar que seja apenas um tipo de "desânimo" ou falta de motivação.

Por outro lado, o desânimo, uma atitude temporal e de caráter, pode ser visto como uma questão espiritual. De fato, olhando a Jesus que morreu por nós, que fez tudo para que fôssemos felizes, não temos razões para pensar que não conseguiremos vencer na vida, não temos por que ser pessimistas e desiludidos.

Uma passagem que pode nos iluminar é sem dúvida João 16,23:

Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo."

Jesus, nesse texto de João, conta que a vida do discípulo não será fácil e passará por tribulações. Apesar disso, no final de tudo deve imperar a coragem, por causa da certeza da vitória em Cristo.

Essa coragem, que nos deixa animados e contrasta o desânimo, é sinônimo de confiança em Deus, de fé e demonstra a certeza que em Deus tudo podemos, como lembra Paulo aos Filipenses:

Tudo posso naquele que me fortalece (4,13).

603 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook